I N T R O D U Ç Ã O

                  Eis que vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor;

         E converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição. Malaquias 4:5-6

                  Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.    Apocalipse 10:7

          Deus nos tem prometido em Sua Palavra que Ele enviaria à terra o espírito de Elias na pessoa do Mensageiro do Fim que é o anjo à sétima era da Igreja, nestes últimos dias antes do fim. Nós cremos firmemente que esta promessa foi cumprida no ministério vindicado de nosso precioso irmão, William Marrion Branham.

         Através da vida deste humilde servo de Deus (cuja vida nos foi tão representante do Espírito de Jesus Cristo), encontramos várias manifestações de Deus que foram tão perfeitamente vindicadas que não podem ser explicadas em vão pelo arrazoamento natural. Das milhares e milhares de visões que o Senhor deu ao irmão Branham, ao redor do mundo, não houve nenhuma só ocasião quando a visão não foi confirmada e acertada ser a Palavra de Deus.

         No dia 30 de dezembro de 1962 no Tabernáculo Branham em Jeffersonville, Indiana, o irmão Branham pregou uma mensagem intitulada:  "Senhores, é este o tempo?" Nesta mensagem, ele falou de uma visão na qual lhe havia sido mostrado que se mudasse juntamente com sua família a Tucson, Arizona. Esta visão também lhe mostrou uma explosão que aconteceria e a força desta explosão faria tremer todo o país. Esta explosão chegou a suceder em 28 de fevereiro de 1963 quando o irmão Branham, caminhando no deserto a quarenta milhas ao noroeste de Tucson, foi tomado numa constelação de sete Anjos e ali lhe foi dito que voltasse a seu tabernáculo em Jeffersonville, Indiana, onde lhe seriam revelados os mistérios dos Sete Selos.

         Nós agora temos traduzido e preparado as dez mensagens, que o irmão Branham pregou do dia 17 ao dia 24 de março de 1963 aqui no Tabernáculo Branham, sob um só título: A Revelação dos Sete Selos.. Qualquer

erro neste livro expressamente nosso e não na mensagem, perdoe-nos.  Sentimos que a hora é demasiadamente avançada e é mister que esta Mensagem chegue às suas mãos para assim preparar-nos para a vinda do Senhor, a qual está por suceder. A Palavra nos diz: "Regozijemo-nos e alegremo-nos e demos-lhe glória; porque são vindas as bodas do Cordeiro, e sua  esposa se tem preparado". 

                                                      Billy Paul Branham

 

         MENSAGENS QUE COMPÕEM A SÉRIE

         "A  REVELAÇÃO   DOS   SETE  SELOS''.

         1-Deus Escondido e Revelado em Simplicidade.

         2-O Intervalo entre as Sete Eras da Igreja e os Sete Selos.

         3-O Primeiro Selo

         4-O Segundo Selo

         5-O Terceiro Selo

         6-O Quarto Selo

         7-O Quinto Selo

         8-O Sexto Selo

         9-Perguntas e Respostas Sobre os Selos

         10-O Sétimo Selo

                      

         Este livro é dedicado á NOIVA DE JESUS CRISTO.

  

DEUS ESCONDIDO E REVELADO EM SIMPLICIDADE

 

                                                        W.Marrion Branham

                                                        17 de março de 1963

                                                        Tabernáculo Branham

                                                        Jeffersonville - Indiana - U.S.A

 

                   Somente crer, somente crer

                   Tudo é possível, somente crer.

                   Somente crer, somente crer,

                   Tudo é possível, somente crer.

 

 

         1- Bom dia amigos, eu certamente considero este  momento como um dos mais sobressalientes de minha vida; o estar no tabernáculo outra vez nesta manhã vendo a formosa estrutura e a ordem dos filhos de Deus assentados em Sua casa. Estive tão surpreendido ao chegar ontem e ver o edifício novo. Nunca sonhei que seria desta maneira. Quando vi os planos que elaboraram, simplesmente me pareceu como que outra sala ao lado; porém agora o encontro como um lugar muito belo. Estamos agradecidos ao Todo Poderoso por este lugar tão formoso.

         2-Trago saudações para vocês da parte de minha esposa e de meus filhos, os quais anelavam         estar aqui para celebrar este culto de dedicação e esta semana de consagração a Jesus Cristo; mas os meninos estão na escola e é muito difícil sair de viagem. Quase lhes tem passado a saudade pela casa aqui, porém nunca poderemos sobreviver à saudade que temos de vocês, a gente simplesmente não pode sobrevivê-la. Há tal coisa como ter amigos, e eu agradeço os amigos por todas as partes, porém há algo quanto aos amigos de anos que não importa onde vamos encontrar novos amigos, de todos os modos não é como estar com os amigos de antes. Não importa por onde me encontre viajando, este lugar sempre será um lugar sagrado, onde faz cerca de trinta anos de pé aqui num lodoso criadouro de lírios dediquei este terreno a Jesus Cristo. Então não era mais que um lodaçal; tudo isto por aqui era um pântano e por isso a rua tem essa curva, para que pudesse rodear o pântano.

         3-Neste pântano havia lírios. Agora o lírio é uma flor  mui rara porque ainda que nasça no lodo, têm que abrir passagem através do lodo e logo pela água e a sujeira para chegar à superfície para mostrar sua beleza. Eu estou pensando nesta manhã que isso é mui semelhante ao que tem sucedido neste lugar. Desde aquele tempo um pequeno lírio subiu e quando chegou à superfície, abriu suas azinhas, suas pétalas, e refletiu o Lírio dos Vales. Que permaneça por muito tempo e que seja uma casa completamente dedicada à Deus.

         4-Este tabernáculo foi dedicado no ano de 1933, porém penso que seria muito em ordem ter um pequeno culto de dedicação de novo. E estamos especialmente agradecido às pessoas que com seu amor e devoção a Cristo têm feito possível tudo isto. Quero agradecer pessoalmente a todos vocês por suas ofertas e esforços que têm feito para a construção desta igreja para Cristo. Estou agradecido por esta oportunidade de poder expressar estas palavras de agradecimento e também da parte da congregação aos fiéis irmãos da igreja que têm feito seus esforços e dedicado tempo para esta construção: o irmão Banks Wood, nosso nobre irmão, o irmão Roy Roberson, nosso nobre irmão, e muitos outros que sem egoísmo e com singeleza de coração têm passado meses aqui nesta construção cuidando para que tudo saísse bem. E quando entrei e vi este púlpito, o tipo que sempre tem anelado toda minha vida; o irmão Wood sabia o que me agradava; ele nunca disse que o ia fazer, porém agora o tem feito. E notando os detalhes da construção me tenho dado conta que tudo está feito maravilhosamente.

         5-Agora não há palavras para expressar o que sinto, não há maneira de fazê-lo. Porém Deus entende estas coisas. Que cada um tenha sua recompensa por suas contribuições e tudo que tenham feito para trazer a cumprimento o que vemos hoje: um edifício, a casa do Senhor.

         6-Agora quero expressar isto: O edifício, tão formoso tanto por dentro como por fora, meu cunhado, Junior Weber, foi o pedreiro e penso que não podia ficar melhor do que está. É uma obra perfeita. Outro irmão, que  não conheço, instalou o sistema de som e você pode ouvir como neste edifício, mesmo com o teto tão baixo, não há eco, e eu posso me pôr onde queira e o microfone sempre capta a voz. Cada quarto tem um alto-falante com seu próprio controle para que o possam ouvir como queiram. Eu creio que foi a mão do Deus Todo-Poderoso que fez tudo isso.

         7-Agora, se nosso Senhor nos tem dado um edifício no qual temos podido Lhe adorar por mais de trinta anos... Começamos ali com um piso de barro, e nos reuníamos ao redor de uns aquecedores de carvão. Quando o irmão Wood e os obreiros renovaram o teto, encontraram que onde passava a chaminé do aquecedor, junto às colunas, a madeira havia incendiado e havia queimado um pedaço como de setenta centímetros. Agora, era Deus somente quem o estava guardando porque de outra maneira se haveria queimado todo edifício. Logo depois de haver queimado dessa maneira, com todo o peso do teto em cima, por que não caiu?  Foi tão somente a mão de Deus. Agora está tudo sustentado com aço e está colocado fortemente sobre o solo. Agora é nosso dever corrigir o de dentro pela graça de Deus. Devemos estar mui agradecidos a Deus; porém que isto não seja somente um edifício formoso onde nos reunimos, mas que toda pessoa que passe por estas portas, veja a formosura do caráter de Jesus Cristo nas pessoas. Que seja um lugar consagrado para nosso Senhor e um povo consagrado. Porque não importa a formosura do edifício, o qual agradecemos sem palavras, porém a formosura da igreja se encontra no caráter das pessoas. Espero que sempre seja uma casa da formosura de Deus.

         8-Agora, no princípio quando dedicamos este tabernáculo, quando colocamos a pedra angular, me veio uma grande visão e está escrito sobre um papel colocado na pedra angular.

         9-A primeira coisa que fiz esta manhã ao entrar ao novo tabernáculo, foi unir dois jovens em matrimônio, ali no escritório. Que isso seja uma figura que me represente como um ministro fiel a Jesus Cristo para preparar uma Noiva para a cerimônia naquele Dia.

         10-Agora façamos como fizemos no princípio quando dedicamos a igreja originalmente. Eu apenas era um jovem de 24 anos quando colocamos a pedra angular; foi antes de casar-me. Eu sempre tenho desejado ver um lugar corretamente em ordem onde Deus pudesse ser louvado por Seu povo. Isso somente se pode obter com uma vida consagrada, não com um edifício formoso; essa é a única maneira.

         11-Agora queremos ter uma oração e também ler nas Escrituras para dedicar a igreja a Deus. Tenho também uma mensagem de evangelização para fixar uma base para as mensagens vindouras; e no culto desta noite quero começar com o capítulo cinco de Apocalipse para encontrar a relação e a união entre as Sete Eras da Igreja e os Sete Selos. Então na segunda-feira estudaremos a respeito do cavaleiro do cavalo branco, na terças-feiras o cavaleiro do cavalo negro, e assim sucessivamente os quatro cavaleiros; logo veremos a abertura do sexto selo. No domingo próximo, se Deus o permitir, o anunciaremos mais adiante, talvez teremos um culto de oração pelos enfermos aqui no edifício. Logo no domingo pela noite concluiremos esta série com a ajuda do Senhor na abertura do Sétimo Selo, onde temos um versículo curtinho:

         "...foi feito silêncio no céu quase por meia hora"

         Aquele silêncio...

         12-Agora, eu não sei o que significam estes selos; estou tão apurado quanto a isto como talvez alguns de vocês. Temos as idéias eclesiásticas que têm sido apresentadas pelos homens, porém isso não é nada em comparação. E como vocês verão, tem que vir por inspiração, tem que ser. Deus mesmo é o ÚNICO que os pode abrir o Cordeiro. Esta noite veremos o Livro da Redenção.

         13-A razão de não haver anunciado cultos de oração pelos enfermos é  porque estou ficando com uns amigos e estou dedicando todo o meu tempo ao estudo e a oração. Vocês conhecem a visão que tive antes de mudar-me ao oeste, desses sete Anjos que vinham voando. Entenderão melhor mais adiante.

         14-Agora neste edifício, penso que devemos ter, depois que for dedicado à adoração a Deus, devemos mantê-lo assim. Nunca devemos comprar nem vender no edifício; não devemos fazer negócios neste auditório, isso nunca deve suceder aqui. Me refiro a permitir que entrem ministros para vender livros e demais coisas. Não importa o que seja, há outros lugares para fazer isso. Não devemos comprar nem vender na casa de nosso Senhor; deve ser um lugar de adoração, inteiramente consagrado a esse propósito. Ele nos tem dado um lugar muito formoso, agora dediquemo-lo a Ele, e dediquemo-nos juntamente com o edifício a Ele.

         15-Agora pode ser que isto pareça ser um pouco descortês, porém este não é o lugar para visitar, mas um lugar de adoração. Nunca devemos pronunciar uma só palavra neste auditório ( fora da adoração ) um ao outro, só se for algo absolutamente necessário; nunca devemos congregar-nos  para conversar; não devemos correr pelo edifício nem permitir que o façam os meninos. Então nisso sentimos, não há muito, que na construção podíamos aliviar estes problemas.

         16-Agora, muitos de vocês são estranhos, porém a gente do tabernáculo sabe que vamos dedicar o edifício para o serviço do Todo Poderoso. Então na dedicação de nós mesmos lembremo-nos que ao entrar por essas portas ao santuário, mantenhamo-nos em silêncio entre um e outro e adoremos a Deus. Se queremos nos visitar, há lugares para isso, porém nunca devemos estar caminhando para lá e para cá, porque não poderemos concentrar-nos, pois entra alguém de fora e há tanto ruído que não sabemos nem o que pensar da situação; tudo isto é simplesmente humano. Agora eu tenho visto algumas igrejas  e têm feito sentir-me mal, porque nós não entramos ao santuário do Senhor para encontrar-nos um ao outro. Vimos aqui para adorar a Deus, logo nos vamos a nossos lares. Este santuário está dedicado para a adoração. Fora você pode conversar o que queira contanto que seja correto e santo; podem se visitar em seus lares e outros lugares, porém ao entrar por aquela porta, mantenha-se silencioso. Você vem para falar com Ele, e para permitir que Ele lhe fale. O problema se apresenta porque nós falamos muito e não nos dispomos para escutar. Então quando entramos aqui devemos esperar a Deus.

         17-Agora no primeiro tabernáculo ( pode ser que não esteja nenhuma só pessoa presente hoje dos que estavam naquele culto dedicatório quando aqueles músicos estavam conosco e eu estava de pé aqui detrás do púlpito sobre o qual tínhamos três cruzes, para dedicar o tabernáculo ) não se permitia que ninguém... Os diáconos estavam de pé junto às portas para cuidar que ninguém estivesse falando.  Quando a gente terminava de falar lá fora, então entrava  e se desejava vinha ao altar quietamente e orava em silêncio; então regressava a seu assento e abria a sua Biblia. O que fazia  seu vizinho não lhe importava nada porque você não tinha que dizer. Se alguém desejava falar-lhe, você simplesmente lhe dizia: Nos vemos lá fora. Eu estou aqui para adorar ao Senhor. A gente lia a palavra ou ficava assentado quietamente. Logo a irmã Gertie Gibbs tocava o piano que me parece estava a este lado, não sei se ela está aqui hoje. Ela tocava lentamente o hino: Glória a Seu Nome ou algum outro hino mui suave, doce até que chegava o tempo de começar o culto. Então o diretor de música se apresentava e dirigia uns dois ou três hinos congregacionais, logo se havia um hino especial, o cantavam. Nunca se permitia ter assim muito ruído ou alvoroço. Quando eu ouvia a música que seguia tocando sem haver ninguém cantando, então sabia que era hora de sair e pregar. Quando um ministro sai ante uma congregação que está orando e está presente a unção do Espírito Santo, é seguro que se ouvirá do Céu, não há maneira de evitá-lo; porém se a gente sai e encontra confusão, então a gente está tão confundido e o Espírito de Deus está contristado. Nós não queremos isso, não; queremos entrar aqui para adorar. Nós temos lares ( sobre o qual quero falar em seguida ) onde podemos levar os amigos e ter companheirismo, porém aqui é a casa do Senhor.

         18-Agora quanto aos meninos. Os meninos pequenos não entendem. A única maneira que tem para receber o que necessitam é o choro; às vezes necessitam de algo de beber e às vezes necessitam de atenção. Agora pela graça de Deus, temos dedicado um lugar que temos chamado O quarto do choro é e um lugar onde as mães podem levar seus pequenos. Agora muitas vezes nem me estorva o choro dos meninos quando estou pregando sob a unção, porém há pessoas assentadas ao lado a quem estorvam, e eles tem vindo para ouvir. Então, mães, se seu pequeno começa a chorar, você não o pode evitar e uma mãe verdadeira deseja levar sua criança ao culto, essa é a coisa correta. Agora temos este quarto diretamente ao fundo do auditório de onde você pode ver todo o auditório, já há um alto-falante com seu controle, e está o serviço sanitário. Tudo está ali para comodidade da mãe.

         19-Agora também às vezes, os jovens, e até mesmo os adultos tem seu intercâmbio de notinhas e se põem a mexericar no culto. Agora, vocês já tem idade e sabem que não se devem fazer tais coisa. Se vocês os jovens esperam chegar algum dia a serem homens maduros e criarem uma família para o reino de Deus, então comecem bem de uma vez, façam o correto e portem-se bem. Os diáconos estão em cada canto do edifício e se notam alguma desordem, eles tem sua comissão e é seu dever ( e os encarregados estão aqui à frente ) se vêem que alguém está se portando mal, estão comissionados a pedir à pessoa que por favor guarde silêncio. Logo se a pessoa não tem o respeito necessário, seria melhor que outra pessoa ocupasse o assento porque há aqueles que querem escutar, há os que vem com esse propósito e precisamente para isso vimos, para ouvir a Palavra do Senhor. Então vindo com esse propósito, queremos guardar toda a reverência possível, isto é, não queremos estar falando e andando para lá e para cá. Agora, alguém que esteja adorando ao Senhor, isso já se espera e assim é como deve ser; para isso vimos, para adorar-Lhe. Sim, se você deseja glorificar a Deus de sua própria maneira, pois não deixe que nada lhe estorve porque para isso vimos. Porém ninguém pode adorar a Deus enquanto outro está escrevendo notinhas ao vizinho e falando; etc., unicamente está ajudando a outra pessoa a apartar-se do espírito do culto. Nós sentimos que isso é incorreto e queremos ter isto como uma lei em nossa igreja, em nossa congregação, que esta igreja e este edifício seja dedicado ao reino de Deus e à pregação da Palavra. Ore e adore, para isso deve você vir aqui, para adorar.

         20-Agora, outra coisa, quando se termina o culto, por costume a maioria das igrejas, não creio que suceda aqui, pois eu sempre me vou antes que termine o culto. Em geral nos outros lugares onde prego, a unção vem e acontece as visões e as forças se me esgotam e me aparto aqui ao escritório e Billy Paul ou alguém me leva para casa para descansar por um momento até recuperar-me porque é uma tensão tremenda. Porém agora, eu tenho visto igrejas onde permitem aos meninos correrem por todo o santuário e mesmo os adultos se cumprimentam e estão gritando de um a outro lado do auditório. Essa é uma maneira segura de lançar a perder o culto que vem essa noite ou quando for o próximo culto. Ao despedir-se o culto todo mundo deve sair do auditório; então a gente já deixou de adorar a Deus e pode sair a conversar com os amigos se tem algum negócio, ou podem ir a seus lares a conversar, porém essas coisas não se fazem no auditório. Dediquemos  isto aqui a Deus; aqui é onde Ele se encontra conosco, onde vimos para comunicar-nos com Ele, e a lei procede do santuário. Eu creio que isto seria do agrado de nosso Pai Celestial.

         21-Logo quando vimos e encontramos que os dons estão  manifestando-se entre nós, agora em geral, espero que nunca suceda aqui, porém quando a gente chega a ter um edifício novo, a primeira coisa que se nota é que a congregação começa a esfriar-se. Nunca queremos que isso suceda! Recordem, este é um lugar de adoração; é a casa do Senhor. Agora se os dons espirituais começam a se manifestar... Entendo que durante minha ausência tem havido alguns que se tem mudado  a esta cidade  de diferentes lugares. Estou agradecido a Deus porque eu creio que naquela manhã quando coloquei a pedra fundamental e dedicamos o tabernáculo, eu apenas sendo um jovem, orei a Deus que o tabernáculo permanecesse até a vinda de Jesus Cristo.

         22-E naqueles dias devíamos milhares de dólares e numa congregação deste tamanho se podia receber uma oferta talvez de uns quarenta centavos quando muito, e nosso compromisso era algo como cento e cinqüenta dólares ao mês. Pensava: Como vou cumprir com o dever? Eu estava trabalhando e sabia que o ia pagar. Estive dezessete anos como pastor sem tomar um centavo, mas dando tudo que tinha, fora da subsistência, e tudo que se recebia na caixinha que tínhamos à saída era para o reino de Deus. Houve aqueles que profetizaram e predisseram que dentro de um ano seria uma garagem de automóveis. Satanás tratou de toma-lo uma vez por meio de um juíz fraudulento relacionado com um elemento que disse que estando trabalhando aqui, machucou o pé e o deixou em paz, porém logo fez  reclamação e queria tomar o tabernáculo; e por semanas me mantive aqui firme. Porém apesar de todos os maus entendimentos, as predições e tudo o que disseram, hoje em dia o tabernáculo está firme como um dos auditórios mais formosos e uma das igrejas mais finas que há em todos os Estados Unidos. Daqui tem saído a Palavra do Deus Vivo ao redor do mundo, e continuamente está rodeando a terra a toda nação, pelo que sabemos, rodeando e rodeando a terra. Estejamos pois agradecidos por isto. E agora que temos um lugar onde morar, um teto sobre nossas cabeças, uma igreja limpa e bonita onde assentar-nos, dediquemo-nos de novo à obra e consagremo-nos novamente à Cristo.

         23-E nosso irmão Neville, nosso nobre irmão, um verdadeiro pastor e servo do Deus Vivo. Até onde este homem conhece a Mensagem está identificado com ela com tudo o que tem. Ele é uma pessoa tranqüila e é tão manso até o ponto que não fala algo duro que possa ferir, como por exemplo: Assenta-te! ou Guarda silêncio!. Eu tenho notado isso. Porém sucede que eu sim posso falar dessa maneira. Eu quero que recordem minhas palavras. Tudo isto está gravado, todas as mensagens se gravam.

         24-Agora, por favor, que cada diácono se mantenha em seu devido lugar e recordem, que vocês estão sob uma comissão de Deus para manter esse dever sagrado. Da mesma maneira os administradores. O pastor deve trazer... Não é dever do pastor ter que dizer isso, mas é dever do diácono, porque eles são os policiais da igreja. Por exemplo, se os jovens vem e estacionam aqui fora e começam a tocar a buzina do carro como às vezes fazem quando há culto, ou às vezes sucede que uma mãe manda sua filha ao culto e logo ela vai com um rebelde no carro e a mãe pensando que está no culto, etc. os diáconos devem investigar estas coisas. Se lhe pode dizer: Olhe, ou vais te assentar no culto ou vou te levar pessoalmente a tua casa em meu carro. Vêem? Tem que se fazer assim. Recordem, o amor sempre é corretivo. Amor genuíno é corretivo. A gente tem que agüentar a correção.

         25-Vocês, as mães já sabem que ali está o lugar para seus pequenos. Vocês os meninos, sabem que não devem correr por todo o edifício; e vocês os adultos sabem que não devem estar falando e conversando aqui no auditório; não façam essas coisas porque são incorretas e Deus não tem contentamento nelas. Jesus disse: Está escrito: Minha casa será chamada casa de oração, chamada a casa de oração por todas as nações. Eles estavam comprando e vendendo então Ele fez um azorrague de cordas e expulsou toda gente do auditório, seguramente não queremos que tal coisa suceda aqui neste santuário. Dediquemos então nossas vidas, nossa igreja, nossas obras e serviço, tudo ao reino de Deus.

         26-Agora quero ler umas porções das Escrituras antes de termos a oração dedicatória. É simplesmente uma rededicação porque a verdadeira dedicação ocorreu há trinta anos. Ao ler as Escrituras e falar sobre elas por poucos momentos, confio que Deus nos derrame uma benção.

         27-Agora, havia outra coisa que desejava informar-lhes, sim, agora o recordo. Antes onde tínhamos os gravadores, pois agora temos um quarto especialmente para a gravação das mensagens. Temos salas para a preparação do batismo com suas respectivas vestiduras. E agora uma coisa que sempre tem sido um tropeço para muita gente, gente que em verdade não conhece as Escrituras, e isso é o assunto de ter um crucifixo na igreja. Recordo numa ocasião que houve um problema com isso aqui na igreja. Eu tinha três cruzes fixadas à frente do púlpito, e um irmão se escandalizou porque ouviu a uma denominação dizer que o crucifixo significava catolicismo. Agora eu quero que algum estudante ou alguém, um cristão renascido, me prove que os católicos tem a preferência sobre o crucifixo. O crucifixo de Cristo não é o sinal do catolicismo, mas representa a Deus o reino; agora as imagens representam o catolicismo. Nós cremos que há um mediador entre Deus e o homem, e esse é Cristo; o católico crê em toda classe de mediadores: milhares de mulheres e homens. Quase qualquer católico bom que morre chega a ser um intercessor.

28-Agora o crucifixo de Cristo representa a Jesus Cristo. Sabe você que os cristãos primitivos, segundo a história da igreja primitiva, levavam uma cruz sobre as costas por onde quer que iam para mostrar-se e identificar-se como cristãos? Agora os católicos reclamam que esses foram seus antepassados e também reclamam que eles foram os primeiros, porém a Igreja Católica nem estava organizada ainda naqueles dias. Porém os cristãos primitivos carregavam uma cruz. Você tem ouvido as pessoas dizerem: Cruzes de costa porém relaciona você isso com os católicos? Pois é em verdade o católico verdadeiro a igreja universal do Espírito Santo no mundo. Correto. Nós somos Católicos; somos os católicos originais, os católicos que crêem na Palavra. Eles são os católicos da Igreja, da organização. Nós estamos livres de tal coisa; somos a continuação da doutrina dos Apóstolos;  somos a continuação do Batismo do Espírito Santo,  e todas as coisas que representava a igreja primitiva, e a Igreja Católica não tem nenhuma destas coisas.

         29-Então tem posto aqui o crucifixo, um crucifixo que foi feito de madeira de oliveira, de uma das árvores próximas de onde orou Jesus.  Tomou muito tempo entalhar esta obra e me foi presenteado pelo irmão Arganbright, e quero dedicá-lo juntamente com a igreja; e  quão apropriado é que o que pendurou ali, não sei quem seria, porém o penduraram aqui à minha esquerda. Ele perdoou ao ladrão á Sua direita, esse foi eu. E outra coisa que representa, como vocês vêem, tem a cabeça inclinada e se nota o sofrimento. Qualquer pessoa que esteja orando no altar, ele está olhando sobre o altar e pecador, aqui está te esperando. Depois terão uma luz fixada aqui e quando estejam fazendo o convite, uma luz estará focalizando o crucifixo.

30-Você dirá: E porque se necessita disso? Não se deve ter uma imagem... Porém, o mesmo Deus que disse: Não tenhais nenhuma imagem de escultura, também disse: Construí dois querubins e fazei com que as pontas de suas asas toquem uma a outra e coloque-os sobre a cobertura onde as pessoas vem orar. Vê você? Estas coisas sucedem por falta de entendimento. Isto aqui foi inspirado e foi colocado em seu devido lugar. E estou tão agradecido por ser o que está à Sua direita. Confio que Ele me tem perdoado, porque quanto a literalmente haver roubado algo, do que me lembro, nunca em minha vida tenho roubado ; porém tenho empregado tão mal Seu tempo que dessa maneira lhe tenho roubado e também tenho feito coisas que não devia haver feito, e nesta manhã estou agradecido a Deus que Ele me tem perdoado meus pecados.

         31-Agora desejo ler no primeiro livro de Crônicas, capítulo 17, e falar por uns momentos sobre a dedicação, logo orar e entrar na mensagem.

         Sucedeu pois que, morando Davi já em sua casa, disse Davi ao profeta Natã:  Eis que moro em casa de cedros, mas a arca do concerto do Senhor está debaixo de cortinas.

         Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.

         Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:

         Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o Senhor: Tu me não edificarás uma casa para morar.

         Porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel até o dia de hoje, mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo.

         Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: por que  me não edificais uma casa de cedros?

         Agora, pois, assim dirás a meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosse chefe do meu povo Israel.

         E estive contigo por toda parte por onde foste, e de diante de exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra.

                                                        I Crônicas 17:1-8

         32-Gostaria de dizer aqui que Davi viu a mesma coisa que vimos nós. Davi disse: “Não é justo que vocês me hajam edificado uma casa de cedro e a arca do pacto de meu Deus todavia está atrás de cortinas”. Estas cortinas eram peles de animais que havia sido tecidas. Ele disse: “Não é correto que eu tenha uma casa fina e a arca do pacto de meu Deus permaneça numa tenda”. Então Deus pôs sobre seu coração o edificar um tabernáculo; porém Davi ainda que fosse um homem de amor e consagração a Deus, sem dúvida ele havia derramado muito sangue. Agora Davi disse estas coisas na frente do profeta daquela era, que era Natã; e Natã sabendo que Deus amava a Davi lhe disse: Davi, faça tudo o que está em teu coração, porque Deus está contigo”. Que coisa tão tremenda; “Faça tudo que está em teu coração, porque Deus está contigo”.! Então naquela mesma noite mostrando a consagração de Davi ao amor de Deus, e logo nessa mesma noite, sabendo que estava em erro e não podia obter permissão para fazê-lo, Deus teve suficiente graça para descer e falar com Natã. Eu sempre tenho amado estas palavras: “Vá e diga a Davi meu servo: “tenho te tomado das ovelhas”. Sim em verdade ele não era nada.

         33-Eu gostaria de aplicar isso por um momento. “Te tomei do nada e te dei um nome; tu tens um nome como os homens grandes que estão na terra”. Eu gostaria de aplicar isto numa maneira reservada, porém ao mesmo tempo para estabelecer um ponto. Eu estava pensando que há uns quantos anos eu me encontrava aqui na cidade e ninguém queria ter nada que ver comigo, ninguém me amava; eu amava às pessoas porém ninguém me amava por causa da história de minha família. Não digo isso em desonra a meus preciosos pais. Como arde em meu coração o desejo que mamãe pudesse haver vivido para entrar neste novo santuário hoje! Muitos daqueles que deram de seu dinheiro para ajudar na construção... Talvez nesta manhã Deus lhes permita olhar pela sacada.

         34-Porém a verdade é que a família Branham não tinha um nome honrado por aqui porque bebiam muito. Ninguém queria ter contato comigo, e me lembro de haver dito à minha esposa não há muito: Estou me lembrando dos dias quando não podia conversar com ninguém, ninguém me tomava em conta; porém agora, tenho que esconder-me para descansar um pouquinho. E agora o Senhor nos tem dado este grande lugar e tem feito todas estas coisas tão magnificas. Ele, acima de ter me dado um nome desprezado, também tem me dado um nome semelhante ao dos grandes homens; e me tem conquistado os inimigos onde quer que seja. Nunca tem havido algo que possa fazer-me frente, por onde quer que eu vá. Quão agradecido estou por isso; e como podia eu imaginar quando ainda sendo um menino mal vestido e estando na escola Ingramville, aqui a duas quadras, sendo a causa de todo o desprezo e crítica por estar vestido tão esfarrapado; e naqueles dias quando a àgua se congelava no inverno, eu vinha patinar sobre o gelo neste pântano, porém como podia eu saber que debaixo desta pântano estava uma semente de lírio que floresceria como vemos hoje? E como podia saber que não tendo nem com quem conversar, que apesar disso, Ele me daria um nome que seria honrado entre Seu povo? 

         35-Agora Deus não permitiu a Davi construir o templo; ele não o pode fazer; porém Deus lhe disse que de tua semente levantarei um que construirá o Templo; o qual será um Templo Eterno, e sobre teu filho, o Filho de Davi, será um Reino Eterno ,o qual Ele controlará. Salomão, o filho de Davi segundo a carne, construi uma casa para o Senhor, um templo. Porém quando veio a verdadeira Semente de Davi, o Filho de Davi, Ele disse que  viria um tempo quando não haveria uma pedra sobre a outra daquele templo, porém Ele tratou de mostrar-lhes outro Templo. João o revelador no livro de Apocalipse viu este tabernáculo, em Apocalipse capítulo 21. Ele viu o Novo Templo descendo do céu, disposto como uma esposa ataviada para seu marido. Então uma Voz procedia do Templo:                      

         E ouvi uma voz do céu que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

         E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.                               Apocalipse 21:3-4

         36-Então o verdadeiro Filho de Davi, o qual veremos com mais detalhes nas mensagens desta semana, virá a Seu Templo, o Templo de Deus, o Tabernáculo Verdadeiro, o qual Ele tem ido construir agora, como disse em João capítulo 14: Na casa de meu Pai há muitas moradas, e eu vou... (que queria dizer com isso? Que já estava pré ordenado). E eu irei preparar-vos lugar e então voltarei para recebê-los em mim mesmo. E, nós sabemos que isso será na grande era que está por vir; então a Verdadeira Semente de Davi, Jesus Cristo, tomará o trono e ali governará sobre a Igreja como Sua Noiva na casa com Ele e também sobre as doze tribos de Israel por toda a eternidade.

         37-Então, estes lugares... Assim como Davi não pode construir o Verdadeiro Tabernáculo de Deus porque não estava preparado para isso, ele não podia fazer nada sendo um mortal que havia derramado sangue. Assim é também hoje conosco, não estamos preparados para construir o Verdadeiro Tabernáculo de Deus. Há um só que o pode fazer e ainda está ocupado em sua construção agora mesmo. Porém este tabernáculo, juntamente com o templo que edificou Salomão e os demais, são lugares de adoração a Deus, porém lugares temporais até que chegue a hora quando o Verdadeiro Tabernáculo seja estabelecido sobre a terra e a justiça reine de céu a céu e não haja mais pranto. Não haverá nenhum culto funerário naquele Tabernáculo, nem haverá mais matrimônios, porque será um só Matrimônio por toda a eternidade. Que tempo será!

         38-Porém proponhamos em nossos corações hoje que em comemoração e em espera daquele Tabernáculo, nós caracterizemos por seu Espírito até tal grau que possamos adorar neste lugar como se estivéssemos naquele lugar, porém esperando a vinda desse Tabernáculo.

         Agora ponhamo-nos de pé enquanto leio as Sagradas Escrituras.

         E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

         E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

         E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

                                               Apocalipse 21:1-3

         39-Inclinemos nossas cabeças.

         40-Nosso Pai Celestial, estamos parados aqui com temor, respeito e reverência santa, rogando-te, Senhor, que aceites nossa oferta pela qual Tu nos tens concedido graça e dinheiro para preparar este lugar onde Te podemos adorar. Não há lugar que poderíamos edificar sobre a terra que seria digno de ser a morada do Espírito de Deus; porém te oferecemos isto como um sinal de nosso amor e nossos sentimentos para ti, Senhor. E te agradecemos por todas as coisas que tens feito por nós.

         41-Agora o terreno e o edifício foram dedicados a teu serviço há anos e te agradecemos ao recordar as coisas que tens feito. E agora Senhor, Deus como sucedeu naquela visão de anos atrás, quando vi os corpos velhos que as pessoas antes habitavam, porém nessa ocasião os corpos haviam sido reparados e feitos novos, porém eu tive que regressar outra vez a este lado do rio.

         42-Agora Senhor, Deus  criador do Céu e da terra, nós estamos aqui como gente de Teu rebanho, de Teu Reino. Agora, da minha parte, da parte do pastor e das pessoas da congregação, nós dedicamos este edifício ao serviço do Deus Todo Poderoso, por meio do Nome de Seu Filho Jesus Cristo, para o serviço de Deus e para o respeito e a reverência de Deus, e que o Evangelho flua deste lugar de tal maneira que faça que todo mundo venha, dos quatro cantos da terra para ver a Glória de Deus  procedendo daqui. Como tu tens feito no passado, que no futuro seja multiplicadamente maior.

         43-Pai, agora nos dedicamos nós mesmos a Teu serviço e à Palavra com tudo o que está em nosso ser. Senhor, a congregação hoje se dedica ao ouvir  da Palavra; e nós como ministros nos dedicamos à pregação da Palavra, que instamos em tempo e fora de tempo; redargüindo e repreendendo com toda a paciência, como está escrito ali na pedra angular há trinta anos. Tu disseste que o tempo viria quando as pessoas não ouviriam a sã doutrina, mas amontoariam doutores, tendo comichão nos ouvidos e seriam separados da verdade para seguir após fábulas.

         44-Senhor, assim como temos nos esforçado para manter a Palavra ante as pessoas, permita agora que sejamos inspirados e fortalecidos com uma força dupla à medida que uma dupla porção caia sobre o lugar, que o Espírito Santo, como sucedeu no dia da dedicação do Templo quando Salomão orou, o Espírito Santo na forma da Coluna de Fogo e da Nuvem entrou pela porta e deu a volta pelos querubins e então entrou ao Lugar Santo e ali pousou. Oh! Deus! Salomão disse: Se o teu povo estiver angustiado em algum lugar e olhar para este Lugar Santo e orar, então ouvirás do Céu. Senhor, que o Espírito Santo entre nesta manhã a todo coração e a toda alma consagrada que esteja reunida aqui. Na Bíblia diz que a glória de Deus era tão tremenda que até os ministros nem podiam ministrar. Oh, Deus nosso, permita que isso se repita. Nos entregamos agora mesmo, juntamente com a igreja, em dedicação a teu serviço. 45-Está escrito: Pedi e dar-se-vos-á. Nos submetemos hoje juntamente com o oferecimento da igreja, a Ti para teu serviço como as luzes do entardecer, que possamos trazer consolação e fé ao povo que está esperando a vinda da Noiva; para preparar uma Noiva com o Evangelho de Cristo para ser recebida pelo Senhor Jesus Cristo. Assim nos dedicamos, o irmão Neville, a congregação e eu, ao serviço de Deus no Nome de Jesus Cristo. Amém. Podem se assentar.

         46-Davi disse: Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor. Que assim seja conosco, que quando for anunciado, nos alegremos ao reunir-nos na casa do Senhor. Amém.

         47-Agora, depois deste pequeno culto dedicatório, me resta uma hora para a mensagem. Recordem a que estamos dedicados, à reverência, santidade, quietude e adoração ante o Senhor. Sejamos o mais reverente possível na casa do Senhor. E quando se despedir o culto saiam imediatamente do edifício. Assim darão tempo ao zelador entrar e fazer a limpeza para o próximo culto e preparar tudo sem ter confusão na casa do Senhor. Creio que em quinze minutos podemos sair do auditório. Sejam amáveis e dêem a mão de companheirismo a todos e convidem a todos que voltem. Nesta semana que vem esperamos Ter uma série de cultos, talvez os mais solenes de todos os que temos tido neste tabernáculo. Estamos em grandes expectativas.

         48-Agora era uma hora mui avançada da noite quando em oração comecei a ver algo... Confio que este tempo seja um tempo magnífico, o qual em verdade será se o Senhor nos ajudar.

         49-Agora quando disse tempo magnífico, observem, porque vou falar sobre algo relacionado com isso. Vocês sabem que o que o homem chama magnífico, ás vezes não significa nada, e o que Deus chama magnifico, o homem classifica como tolice; ao contrário, o que Deus chama tolice, o homem o chama magnifico. Assim sendo, tomemos isto em conta. Pese bem cada palavra.

         50-Agora, os cultos serão longos porque é um estudo duro e detalhado com muito ensino e consagração. O lugar onde estou hospedado, as pessoas me querem dar alimento de toda classe e, me dizem: Irmão Branham, você tem enfraquecido muito. A coisa é que tenho estado em cultos continuamente. Ao terminar aqui no domingo que vem, tenho que sair imediatamente para outro culto em Novo México. É uma coisa dura, porém estou tratando de deixar de comer tanto e preparar-me.

         51-Me agrada ver ao irmão Júnior Jackson e o irmão Rudell e os demais pastores de outras partes. Deus abençoe a todos.

         52-Agora quero pregar-lhes hoje sobre um tema que tenho anotado aqui. Primeiro, leiamos do livro de Isaías capítulo 53. Enquanto encontram a referência, quero fazer uns anúncios: Esta noite quero falar acerca deste livro, ligando a última Era da Igreja com a abertura dos Selos; ali há uma brecha mui grande, e quando terminamos o estudo das Eras da Igreja, então estudamos As Setentas Semanas de Daniel, porque ali era onde entrava perfeitamente. E eu havia dito: Quando chegar o tempo para eu pregar sobre Os Sete Selos, terei primeiramente que pregar sobre As Setenta Semanas de Daniel para poder unir as coisa bem; e então me faltaria uma só coisa, o capítulo cinco do Livro com Os Sete Selos, o qual veremos nesta noite. Queremos começar cedo. Começaremos o culto às 6:30 da tarde e eu estarei no púlpito pela sete. Logo durante a semana começaremos também cedo. Não há quem goste de cantar como ao cristão; amamos o cântico e as demais coisas, porém agora estamos em outra coisa, estamos na Palavra; fiquemos com isso.

         53-Estando neste tempo de ensino, você pode imaginar a tensão na qual me encontro porque se eu ensino algo errado, terei que dar conta a Deus; por conseguinte não posso tomar o que qualquer pessoa diga, mas tem que ser inspirado. Eu creio verdadeiramente que os Sete Anjos que retém estes Sete Trovões, o concederão.

         54-Agora, esta mensagem de hoje, não tem nada que ver com os Sete Selos, somente é uma mensagem normal; pois eu sabia que tinha que ter o culto dedicatório e não poderia entrar na mensagem dos Selos porque não teria suficiente tempo para dizer o que devo dizer quanto à abertura deste Livro, porém começaremos isso esta noite. Agora esta mensagem de hoje unirá perfeitamente, assim sendo, escutem e captem cada palavra. Vocês que a estão gravando, fiquem com o ensinamento que está nesta fita! Não diga nada fora do que diz a fita; fique exatamente com o que diz a fita.  Agora nestas dias vamos entender muitas destas coisas e o porquê do mal entendimento que existe sobre estas coisas. Então não vá você dizer nada fora do que diz a fita, porque não sou eu quem diz estas coisas, mas é Ele quem o diz. Muitas vezes a confusão começa quando alguém diz que fulano de tal disse que isto quer dizer isto, etc. ..., porém vamos deixando exatamente como está, assim é como queremos a Bíblia, exatamente como a Bíblia o diz, assim a queremos, não queremos nossa própria interpretação, porque já está interpretada.

Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?                              Isaias 53:1

         55-Em outras palavras, se você tem crido em nossa pregação, então o braço do Senhor lhe tem sido revelado. Agora também desejo ler no Evangelho segundo São Mateus. Vocês que não tem gravadores, tragam seus papéis e lápis para anotar estas coisas. Bem. Agora Jesus falando em oração:

         Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos.

         Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.

                                               Mateus 11:25-26.

         56-Capte bem essas duas Escrituras. Quem tem crido em nossa pregação, e a quem se manifestou o braço do Senhor? Então Jesus deu graças a Deus que havia escondido os mistérios dos olhos dos sábios e entendidos e os revelou aos pequeninos, os quais são capazes de aprender, pois aprouve a Deus fazê-lo assim. Agora destas referências tomo este texto: Deus ocultando-se na simplicidade, logo revelando-se nela mesmo.   

         57-É muito estranho pensar como Deus faz isto. Deus se esconde numa coisa tão singela que faz com que os sábios passem por alto por completo, logo volta na mesma coisa  simples, na singeleza de Sua Palavra, operando e revelando-se de novo. Pensei que seria um bom ponto de estudo antes de entrar no grande ensino dos Sete Selos.      

         58-Muitos o passam por alto por causa da maneira em que se revela. O homem tem suas próprias idéias do que deve ser Deus e sobre o que Deus fará. Como tenho dito muitas vezes, o homem é igual a como sempre tem sido: ele sempre está louvando a Deus pelo que fez, olhando ao que Deus fará  no futuro, porém ignorando o que Deus está fazendo no presente. Assim é. Olham para trás e vêem a coisa tão grande que Deus fez, porém não podem ver a coisa tão singela que Deus usou para efetuá-la. Olham adiante e vêem o grande que vem, e em nove de dez casos, as coisas já estão sucedendo tudo ao seu derredor, sem dúvida é tão singelo que não o sabem.

         59-Havia um homem aqui na cidade vizinha de Utica e, se... se alguns de seus parentes estão aqui hoje, saibam que eu não digo isto com más intenções, ele era um veterano da Guerra Civil, creio que era do partido do sul; resulta que era um pagão e clamava que não existia tal coisa como um Deus. Seu nome era Jim Dorsey, pode ser que muitos de vocês aqui o conheceram. Quando eu era mocinho ele me deu muitos melões, tinha um jardim perto do rio; também era muito amigo de meu pai. Porém um dia sucedeu uma das coisas mais tremendas que lhe foi dita em contraste a sua crença e lhe causou muita tristeza; e eu entendi que como resultado desta experiência, o homem foi gloriosamente convertido a Jesus Cristo como que com 85 anos de idade. Um certo dia se encontrou com uma garotinha que vinha da escola dominical, e ele lhe perguntou: Por que perdes tempo indo à igreja?

         60-Ela lhe respondeu: Porque creio que há um Deus.

         61-Ele então lhe disse: Filhinha, tu estás tão errada em crer tais coisas. Então a menininha se inclinou e cortou uma florzinha de um matinho e perguntou ao ancião: Sr. Dorsey, pode me dizer você como é que esta florzinha vive? Ali foi o fim do argumento. Quando ele começou a arrazoar, podia haver respondido à menina: Está vivendo na terra. Então ela podia haver lhe perguntado: E de onde vem a terra, como chegou aqui essa sementinha?. E assim sucessivamente até que ele pudesse entender.

         62-Então como você pode ver, não encontramos a grandeza e realidade de Deus revelada nas coisas grandes das quais pensamos, mas Ele está nas coisas simples. Agrada a Deus revelar-se e logo ocultar-se, ocultar-se e logo revelar-se nas coisas singelas. Estas coisas passam por cima do homem, pois você pode  dizer: Porque operaria assim um Deus Justo? É porque o homem foi feito originalmente de uma maneira que não trataria de cuidar-se a si mesmo. O homem foi feito  para confiar completamente em Deus. Por isso somos figurados como cordeiros ou ovelhas. Uma ovelha não pode guiar a si mesma, tem que ter quem a guie; e o Espírito Santo é Quem deve estar nos guiando. Então assim é feito o homem; e Deus fez todas as Suas obras tão singelas para que as pessoas simples as pudessem entender. Deus se faz simples juntamente com os simples para assim ser entendido pelos simples; de outra maneira disse em Isaías capítulo 35: Até mesmo os loucos , não errarão É tão singelo. E nós sabemos que Deus é tão grande que esperamos que seja um Ser mui grande e então passamos por alto as coisas simples; tropeçamos com a singeleza. Assim é como falhamos em nossa busca de Deus: tropeçamos com a simplicidade.

         63-Deus é tão singelo até o ponto que os sábios deste dia, e também dos dias passados, o passam por alto por uma distância incalculável, porque eles em sua inteligência sabem que não há nada semelhante à grandeza de Deus, porém Deus em Sua revelação vem tão singelamente que eles o passam por alto e não o reconhecem. Estude tudo isto bem. E vocês que estão de visita, quando regressarem a seus lugares onde estão hospedados, tomem estas notas e meditem sobre elas. Não temos tempo para estudar com muitos detalhes como deveria ser, porém quero que se juntem e façam seu próprio estudo quando regressarem a seu hotel.

         64-O passam por alto pela maneira em que se revela porque Ele é tão grande sem dúvida se esconde na simplicidade para assim revelar-se aos de menor importância. Não trate de entender o supremo porque Ele está por cima disso, mas escute a simplicidade de Deus e logo o encontrará, na maneira singela. A educação bem polida do mundo e sua sabedoria sempre falha em encontrar a Deus. Agora, eu sei que há dois ou três mestres aqui conosco e eu não estou aqui dizendo isto para contradizer as escolas e a educação, e sustentar o analfabetismo, não senhor, porém o que sucede é que as pessoas dão tanta importância a estas coisas até o ponto em que mesmo nos seminários estão passando por alto a coisa que Deus lhes tem posto por diante.

         65-Eu não estou contra os irmãos que estão nas denominações, porém estou contra o sistema denominacional porque seu fim é de magnificar-se a si mesmo e educar seus ministros a tal ponto que se não tem certa educação, são expulsos e até os submetem a exames de psiquiatras. Eu nunca tenho pensado que seja a vontade de Deus examinar um ministro por meio da psiquiatria, mas examiná-lo pela Palavra; assim seria a maneira de Deus examinar Seu homem que está por enviar para que tenha a Palavra: pregue a Palavra. Hoje em dia estão pregando a filosofia e os credos denominacionais e tantas outras coisas, e estão deixando a Palavra a um lado, porque, segundo dizem, não pode ser entendida. Porém SIM, pode ser entendida; Ele prometeu fazê-lo e estamos lhe pedindo que o faça.

         66-Agora vamos tomar em conta uns exemplos. Notemos os dias de Noé. Naqueles dias, Deus viu que a sabedoria mundana estava avançada tão tremendamente e a respeitavam tanto que Ele mandou uma Mensagem singela por meio de uma pessoa simples para mostrar-lhes Sua Grandeza. Alguns historiadores alegam que nos dias de Noé houve uma civilização tão avançada que nem mesmo hoje em dia temos chegado a esse lugar. Eu creio que alcançaremos esse lugar porque nosso Senhor disse que como foi nos dias de Noé, assim também será nos dias da vinda do Filho do Homem Ele nos deu uns exemplos. Construíram as pirâmides e as efígies ali no Egito; e construíram coisas tão gigantescas que nem temos o poder com que fazê-las hoje em dia. Tinham um método de embalsamar que preservavam o corpo tão naturalmente que permanece até hoje em dia. Nós não podemos fazer uma múmia, porque não temos com que fazê-lo. Tinham cores que têm mantido sua cor fixa até hoje- um tempo de quatro a cinco mil anos. Hoje não temos tais coisas. Muitas coisas, pois, testificam da superioridade daquela civilização em comparação com a nossa. Então você pode imaginar como foi a educação e a ciência que produziram sinais tão grandes que nos fazem testificar que em verdade houve uma civilização mui avançada. Aquela devia ser uma grande civilização, como o podemos ver nestas coisas; e também vemos que a ciência, a educação e civilização moderna foi o mais  importante para o povo naqueles dias. Teve que ser assim.

         67-Dificilmente pôde haver analfabetismo entre o povo. Então Deus ao esquadrinhar a grande economia daquele dia, naquele sistema não pôde encontrar o tipo de homem que desejava até encontrar a um elemento analfabeto, talvez fosse um camponesinho, seu nome era Noé, e era um pastor de ovelhas. Deus lhe deu sua Mensagem para que a pregasse ao povo; e era uma Mensagem  tão singela que  a gente daquele dia tropeçou com a singeleza da Mensagem; sem dúvida, a Mensagem se encontrava cara a cara com a ciência radical. Como podia cair chuva dos céus quando não havia chuva para cair? Na Mensagem singela da construção da arca quando não havia água para flutuar, então para eles ele havia chegado a ser um fanático, uma pessoa rara.

         68-Quase toda gente de Deus são pessoas raras; estou muito contente por ser um deles. São diferentes da tendência moderna da civilização e nisso são gente estranha. Ele disse que Seu povo seria uma gente extraordinária, porém ao mesmo tempo sacerdócio Espiritual, uma nação real, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus, frutos dos lábios para louvor a seu Nome. Que classe de gente! E note agora que coisa tão tremenda foi naquele dia, que um fanático viera à igreja pregando um evangelho que  quanto ao pensamento e a crença humana estava todo fora de ordem. Mesmo para os cientistas era uma loucura porque podiam provar cientificamente que não havia chuva nos céus; porém este singelo pastor de ovelhas creu que se Deus havia dito que choveria, então CHOVERIA. Agora, comparemos isso com o dia de hoje quando alguém recebe sua cura. Os demais lhe dizem: Isto está baseado nas emoções, eu posso lhe provar cientificamente que o câncer (ou o que for) ainda está presente. Porém para o simples crente a coisa está concluída. Vê você? Porque ele não está olhando na substância mas na promessa , tal como fez Noé.

69-Então não pode ver você? que como foi nos dias de Noé, assim será também nos dias da vinda do Filho do Homem. ( Lucas 17 ). Isto é cientificamente. O doutor pode dizer a você: Olhe isto, seu inchaço ainda está presente. O câncer permanece. Seu braço está ainda paralisado. Você está louco. Porém recorde, esse é o mesmo espírito que nos dias de Noé disse: Não há chuva nos céus.  Nós podemos alcançar até a lua com nossos instrumentos e não temos encontrado a chuva. PORÉM  Deus disse que haveria chuva. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem,  e o repouso final e absoluto da fé, é a Palavra de Deus. A fé repousa na Palavra de Deus. Entendem? Noé repousou o assunto assim porque Deus o havia dito e com isso se concluiu a coisa.

         70-Agora Noé, ao crer nisto, se converteu num fanático. E aqueles hoje em dia que crêem no Batismo do Espírito Santo, as igrejas os chamam fanáticos, dizem: Eles não são nada mais que um grupo de gente comovida emocionalmente e sobrecarregados de terror. Porém o que  eles não reconhecem é que a Palavra de Deus ensina isto e é uma promessa. No passado disseram que Noé estava falhando em suas faculdades mentais e que estava errado tanto cientificamente como também em sua própria mente. Porém Noé o que tinha era a Palavra do Senhor, e ele ficou com a Palavra; e os sábios e entendidos daquele tempo tropeçaram com a singeleza da Mensagem e pereceram. Que condenação foi para essa geração! E hoje em dia muita gente diz: Se eu houvesse vivido ali, então pois... Não, você tomaria a mesma atitude porque hoje temos a mesma coisa reproduzida, somente que é em outra forma e tropeçam com isso tal como naquele dia.

         71-Não há dúvida de que naqueles dias tinham muitos pregadores, porém Noé foi inspirado por Deus e podia ver mais adiante e conhecer o que estava por acontecer e sabia que uma geração tão adúltera e pecaminosa como essa, Deus não a podia deixar continuar. Então que podemos nós fazer hoje vendo a mesma coisa? Temos hoje uma Sodoma e Gomorra moderna, uma gente pecaminosa e adúltera; estão tão educados e polidos que tropeçam com a simplicidade da manifestação de Seu ser e da Palavra de Deus. Ele está mostrando Sua Palavra. Não há pessoa no mundo que possa convencer-nos que não vemos conosco a própria Palavra de Deus manifesta, a qual é a própria promessa para os últimos dias; a própria luz do entardecer que havia de resplandecer. Nós somos uma gente privilegiada ao vê-la. Porém isto está escondido dos elementos educados. Jesus disse a Deus o Pai, Te aprouve  esconder deles. Ainda assim, Pai o tens escondido, deixa-os que com sua sabedoria... Vê você? Foi a sabedoria que deu começo e progresso a esta coisa  na imundície do pecado ali no princípio, porque Eva estava buscando sabedoria quando se encontrou com Satanás, e Satanás lhe distribuiu sabedoria. Essa sabedoria está oposta à Palavra. Não nos tem sido pedido que tenhamos sabedoria, mas fé no que já tem sido dito. Porém hoje em dia os elementos educados dão uma polida tão bonita à Palavra e colocam a um lado com suas interpretações; sempre tem sido assim e estão fazendo a mesma coisa hoje.

         72-As pessoas, como sempre, passa por alto as coisas de Deus, e a razão disso é porque são demasiado sábios para crê-lo. Vê você? Agora, a Mensagem foi tão singela que os sábios eram demasiadamente sábios para crer na singeleza da Mensagem. Oh, irmão! Deus o fez tão singelo e verdadeiro que os intelectuais o passaram por alto por causa da singeleza. Isso é o que manifesta a verdadeira grandeza de Deus, porque Ele sendo o Ser Supremo pode se fazer tão simples. Os homens hoje em dia  mostram que não são de Deus quando se manifestam como grandes e se expressam com grandes títulos como: Bispo Maior, Doutor, Santo Papa, etc., fazendo-se algo que em verdade não são; logo Deus sendo tão grande se manifesta em algo tão simples. A grandeza se compreende em simplicidade.

         73-Nós podemos construir um avião, podemos pôr um foguete em órbita e todas estas coisas, porém não podemos fabricar nem uma só folhinha de capim. Que é isso? Agora em vez de tratar de encontrar a origem desta folhinha e aceitar o Deus que a criou, estamos construindo um projétil que chegue primeiro, antes que outra gente possa construir algo semelhante.

         74-Em nossas igrejas somos tão intelectuais e instruídos até o ponto que podemos construir um edifício que custe milhões de dólares. Os Batistas construindo um melhor que os Metodistas, os Presbiterianos construindo um melhor ainda, e logo até os Pentecostais nesta carreira infrutuosa. Porém aqui está a verdade do assunto: somos tão inteligentes e tão irremovíveis em nossas maneiras que não nos é possível humilhar-nos para reconhecer o Deus que está operando na missãosinha ali na esquina. Ali é onde tropeçamos, na simplicidade; sempre tem sido assim.

         75-Agora eles eram demasiadamente inteligentes para crer numa mensagem tão singela; não tinha suficiente brilho para enquadrar com seus estudos científicos, nem para enquadrar ao programa educacional que tinham. Agora eles haviam estudado para saber que havia um Deus e sabiam que era algo grande, e como resultado, trataram de engrandecerem-se juntamente com Ele, porém o que não sabiam era que para subir, tem que descer. Agora quem é o que sabe se o pólo norte está em verdade ao norte ou talvez o pólo sul está ao norte ou vice-versa? Estamos assim pendurados no espaço, por onde nos fica para baixo e por onde nos fica para cima? Dizemos que o pólo norte fica para cima, porém como sabemos? Pode ser que o pólo sul esteja ao norte. Então não sabemos, tem que recordar... você pode perguntar-me, Irmão Branham, como pode você dizer que para subir tem que descer? Eu digo isso baseando-me nas palavras de Jesus Cristo. Ele disse:

Porque qualquer que se exalta será humilhado; e o que se humilha, será exaltado.                                          Lucas 14:11

         76-Então em realidade para subir tem que descer, e para descer tem que subir.

         77-Numa ocasião na cidade de Chicago houve um elemento muito bem educado que era um ministro de uma organização mui famosa e veio para pregar aos Pentecostais. Tinha todo o seu sermão bem preparado e arrumado e quando pregava  usava palavras que os Pentecostais não conheciam, e se dava conta que não lhe estavam entendendo. Entrou ao púlpito com o rosto levantado como um galo orgulhoso porque era o Santo Doutor Fulano de Tal, e era graduado de tal ou qual seminário mui famoso ali em Chicago, e quando pregava viu que os Pentecostais estavam olhando um para o outro. Não sabiam de que estava falando por causa de sua educação tão ilustre, e não lhe entendiam.

         78-Tal como o caso deste homem tão famoso que foi derrotado nesta última eleição presidencial. Quando estava eu pregando na ocasião do enterro da irmã Ford, e estava pregando da garantia da ressurreição: Tão certo como sai o sol assim é seguro que sairei eu algum dia; tão certo como no outono morre a grama e as folhas caem das árvores, também  tem que regressar quando a terra volta em sua órbita.

         79-Um amigo, Tuck Coots,  me disse: Me agradou esse sermão.

         80-O irmão Neville e eu estávamos assentados no carro, e lhe disse: Tuck, eu não tenho nenhuma educação.

         81-Ele me respondeu: Isso é o bom. Parece que  ele foi ouvir a prática que deu este político Adlai Stevenson ( Agora creio que me perdoaria por mencionar seu nome ) e disse que o ouviu por quinze minutos, e este homem é um orador mui eloqüente e tem uma educação de universidade, Tuck me disse que ele nos quinze minutos já estava bem dormindo. Disse que este com sua educação e eloqüencia tinha tudo tão polido e haviam muito poucas palavras que Tuck entendeu. Me perguntou: Irmão Branham, você me tem visto dormir durante alguma de suas Mensagens? Vê você? É a singeleza da coisa, ali é onde encontramos a Deus.

         82-Agora você nota que naqueles dias estavam demasiadamente educados para captar a maneira tão singela em que operava Deus. A Mensagem não tinha esse brilho necessário para que eles a pudessem reconhecer. Tem que estar bem lisinho porque de outra maneira o passam por alto. Agora o Grande Jeová estava escondido em sua Palavra, e Se deu a conhecer a um povo que cria em Sua Palavra, e os salvou trazendo a cumprimento uma Mensagem singela; Deus trouxe a cumprimento a Mensagem singela de Noé,

         83-Também nos dias de Moisés, era de novo um tempo de liberação. Quando Deus está a ponto de fazer algo para a libertação de seu povo, Ele manda uma Mensagem a essa gente e é algo tão singelo, como o veremos na abertura destes Selos; e este é meu propósito em pregar isto primeiro; pois encontraremos que a abertura destes Selos é algo tão singelo que os elementos educados o passam por alto a uma distância sem medida.

         84-Recordem a simplicidade de Deus, e como é que Deus se esconde na simplicidade. Agora observem isto: podem partir o àtomo e todas estas coisas, porém quando chegam à questão da vida, não podem dizer nem de onde vem. Deus se esconde numa singela folhinha de capim. Hoje podem mandar um foguete à lua e fazer tantas coisas com o radar, etc., porém sem dúvida não  podem explicar a vida que existe numa folhinha de capim; isso é porque não pode ser explicado, é tão singelo que o passam por alto.

         85-Agora observem nos dias de Moisés quando Deus estava pronto para livrar os Israelitas segundo Sua Palavra, e que fez? Escolheu uma família singela, da qual não temos nenhum registro; unicamente sabemos que eram da família de Levi (Exôdo 2:1). Era uma pessoa comum, talvez um oleiro que fabricava ladrilhos para o inimigo, ele era apenas um simples escravo israelita; porém Deus escolheu a essa família para que dali nascesse o libertador, uma simples família judia. Ele não escolheu a família do rei ou alguma família de muita fama, nem ainda escolheu a família de algum sacerdote; mas tomou uma família comum, qualquer. Vê você? essa é a simplicidade.

         86-Logo notem no que fez: produziu um menino comum, um simples humano. Ele podia haver ordenado que o sol os libertasse se houvesse querido, ou mesmo os libertasse o vento, ou um Anjo. Oh, Aleluia! Deus pode fazer o que quer. Você diz: Porém  irmão Branham, como sabe você isto? Porque Deus não muda Seu programa; por isso sabemos que neste dia a coisa tem que ser singela. Vê você como Ele opera na simplicidade? Porém Deus ali no princípio podia haver ordenado que o sol ou o vento ou algum Anjo pregasse o Evangelho, porém Ele ordenou ao homem para esse propósito; e Ele nunca muda. Ele nunca ordenou as denominações nem tão pouco grupos de homens, porém ordenou que o homem pregasse o Evangelho. Não ordenou máquinas, nem sistemas mecânicos, nem seres angelicais, mas ordenou ao homem; e quando trouxe libertação para Seu povo, mandou um simples ser humano nascido de uma família simples que era escrava. Que Deus temos nós, desenrolando-se em simplicidade!

         87-Agora note que Ele permitiu que fosse educado com a sabedoria mundana para que assim pudesse falhar e mostrar que não é por sabedoria humana que seremos libertados, mas pela fé. Deus permitiu que obtivesse uma educação tão elevada ao ponto que ele podia ensinar sabedoria aos egípcios; ele era mui inteligente. Deus estava com aquela família singela que talvez nem podia assinar seu nome, e agora Moisés foi metido nas escolas mais avançadas e obteve uma educação tão completa até que podia ensinar sabedoria aos mestres; podia ensinar até aos gênios. Deus permitiu que chegasse a esta condição para assim poder manifestar-se em humildade para mostrar que a sabedoria humana não significa nada; e Moisés falhou miseravelmente em seu gênio, Deus o permitiu para cumprir Seu propósito, para que falhasse; e em verdade falhou e até caiu. 

         88-Agora tudo isto foi para mostrar que não é por poder nem por força nem pela sabedoria do Egito, nem pela sabedoria de nossas escolas, nem pelo poder dos seminários, nem pelo número de organizações, nem pelo poder do ensino sábio, mas por meu Espírito, diz Deus! A sabedoria de Moisés se foi por completo quando se encontrou com Deus na sarça que ardia e tirou os sapatos e se humilhou e se esqueceu de sua sabedoria.

         89-Deus estava preparando a libertação: tinha que treiná-lo em sabedoria humana para poder permitir que caísse e ensinar-lhe que não podemos apoiar-nos no braço de nossa própria sabedoria nem mesmo na sabedoria de qualquer outro. O deixou cair para mostrar Sua mão. O pode ver você? O propósito de Deus em fazer isto era para poder manifestar-se em humildade; permitiu que Moisés chegasse ao posto mais elevado antes de chegar a ser o próximo Faraó, era um poderoso general no exército. Segundo a história, Moisés mesmo conquistou os países vizinhos, logo quando se converteu à obra de Deus com todo seu talento, Deus o deixou cair de cabeça para então colocá-lo ali no deserto e tirar-lhe tudo aquilo a golpes e logo aparecer ante Moisés em humildade e enviá-lo com um pau na mão parta libertar ao povo. Moisés não pode fazer isso com seu treinamento militar, nem com sua educação científica, nem com força militar, porém Deus lhe deu um pau torto do deserto e com isso foi e libertou ao povo. Deus em humildade, na simplicidade. Deus estava no pau torto e em Moisés; porquanto Moisés tinha o pau, o tinha Deus porque Deus estava em Moisés. Certo.

         Nem por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.                                                  Zacarias 4:6

         90-Porém Moisés com fé singela tinha um entendimento pelos ensinamentos de sua mãe que ele haveria de ser o libertador; e ele se treinou na força militar para esta obra, porém isso falhou. Vê você? Ele tinha o entendimento, tinha a educação, porém essas coisas não lhe serviram. Teve pois esquecer-se de tudo isso e vir à conclusão singela de tomar a Deus por Sua Palavra, logo libertou as pessoas. Deus liberta por fé em Sua Palavra; sempre tem sido assim.

         91-Vejamos por uns momentos o exemplo de Caím e Abel. Caím tratou de agradar a Deus por uma coisa formosa; tal como hoje, a gente pensa que está agradando a Deus pelo formoso bem vestir da congregação e com o sacerdote e o coro com suas batas, etc. Pode ver você de onde veio tudo isto? Caím tratou de agradar a Deus da mesma maneira. Edificou um altar, e sem dúvida o fez muito bem. O homem era sincero, estava adorando,  pensou: Contanto que eu seja sincero, não importa o demais. Porém importa SIM. Alguém pode estar sinceramente errado.

         92-Porém note você, ele edificou este altar tão bonito e colocou flores em todo redor e sobre o altar colocou frutas formosas e pensou: Seguramente um Deus tão grande e Santo, limpo e formoso, aceitará este sacrifício. Porém a coisa é que o fez com sua própria sabedoria; o fez segundo seus próprios pensamentos. Assim sucede hoje; fazem estas coisas segundo sua própria sabedoria, por sua educação e as coisas que tem aprendido.

         93-Porém Abel, pela revelação, por fé, ofereceu a Deus um sacrifício, humanamente falando; tomou ao cordeirinho e o amarrou com uma vide e o levou a um altar que não tinha nada de bonito; o colocou sobre o altar e lhe cortou o pescoço com uma pedra pontiaguda até que o sangue brotou por todos os lados, e o cordeirinho dava balidos enquanto morria. Era pois uma cena horrorosa à vista, porém era uma coisa singela. Em simplicidade, ele sabia que havia nascido do sangue de seus pais; nasceu no sangue de sua mãe, pelo sangue de seu pai. Foi o sangue que causou a queda, então o sangue tinha que ser o remédio. Então ele ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente porque lhe foi revelado.

         94-Alguns dos irmãos hoje em dia, que pensam que eles comeram pêras e maçãs, etc. ... Outro dia vi uma das coisas mais assombrosas no jornal, agora dizem que Eva em vez de comer uma maçã, comeu um albricoque. Então vê  você de onde vem esse espírito? Também dizia que Moisés não atravessou o Mar Vermelho, mas a um extremo do Mar Vermelho havia que como que um caniçal e que Moisés trouxe aos Israelitas pelo mar nesse ponto. Que ridículo! Pois a Bíblia diz que as águas se partiram à direita e à esquerda, e Deus trouxe um grande vento oriental que separou as águas Esta gente sempre quer calcular as coisas de seu próprio modo; por isso sempre tem falhado e assim seguirão falhando.

         95-Agora, Caím foi a representação do homem de hoje com mente carnal, o qual é religioso por fora; ele quer fazer algo por fora; ele assiste à igreja e faz muitas coisas a benefício do edifício... Agora há uma só Igreja e ninguém se pode unir a ela; os demais grupos são lojas. Você pode unir-se à loja Metodista. À Loja Batista, Loja Presbiteriana, Loja Pentecostal, etc., porém na Igreja nascemos. As demais são lojas, não são igrejas. Não há igreja Metodista, nem Igreja Pentecostal, não senhor. Não existe tal coisa não; isso está tudo errado. São simplesmente lojas às quais a gente se une porém na Igreja do Deus Vivo, nascemos, a qual é o corpo Místico de Jesus Cristo. Vê você? Tem que nascer nela.

         96-Porém agora, aprouve a Deus revelar Seu segredo a Abel por meio da simples fé no sangue derramado. ( Como gostaria de ter suficiente tempo para ficar com isso por um tempo ). Ali estava Caím com toda sua sabedoria, o homem sábio. Você me diz: Porém Irmão Branham, você está tratando de mostrar a Caím como o gênio educado. Porém é que assim foi. Siga você sua linha e observe seus filhos; todos foram cientistas, doutores e homens tão inteligentes. Porém siga a linha de Sete e verá que era gente humilde, camponesinhos, etc., até a destruição. Porém os filhos de Caím foram do grupo inteligente e astuto. Eles podiam até processar o cobre e fabricar metais; eram construtores e homens sábios, enquanto que estes outros moravam em suas tendas e pastoreavam suas ovelhas confiando nas promessas de Deus. Vê você como foi? Siga você a genealogia e veja se não é assim. Eles confiavam nas promessas de Deus. Noé foi escolhido dessa classe de gente. Paulo também foi tirado dessa linha assim como também Martinho Lutero, João Wesley, etc. Da mesma maneira você tem chegado a ser o que é hoje, a mesma coisa, humilde para crer na simples promessa de Deus.

         97-Agora notem bem: Aprouve a Deus identificar-se... Agora Deus sempre demonstrará se algo é a verdade ou não. Muita gente trata de meter-se em algo com o qual Deus não tem que ver. Isso é correto. Porém quando você vê que Deus vem e afirma uma coisa, então você pode dizer confiadamente: Isso é correto, correto, correto. E você sabe que é a verdade.

         98-Agora, quando os sacrifícios estavam sobre os altares, Deus rejeitou a concepção intelectual de Caím; porém quando viu que Abel pela simples fé havia crido que não eram maçãs nem frutas do campo, mas que era o sangue ( pela fé ele creu nisto, por revelação de Deus ), Ele vindicou a Abel ao aceitar seu sacrifício. Então nós pensamos na oração pelos enfermos e nas outras coisas. Cristo disse:

         Se estiverdes em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.                                João 15:7

         99-Agora, prossigamos rapidamente para terminar nos próximos vinte minutos. Note pois o dia de Elias. Deus escolheu esconder-se numa pessoa singela. Pense bem, esta foi a escolha de Deus. Recorde, naquele dia havia rabinos, sacerdotes e homens grandes; mesmo o rei Acabe era um judeu e havia homens de muita fama, porém Deus se escondeu num homem singelo, não num estudante, nem num homem bem conhecido no mundo como algum gênio militar. Não era alguém de nome mui famoso, pois nem sabemos quem eram seus pais; não sabemos nada de sua genealogia. Era um simples camponês daqueles lugares, o qual foi criado com o propósito de ser um profeta. Deus o tinha vivendo solitário ali no deserto, e condenou por completo o sistema eclesiástico. E sabe você o que pensaram dele?  Em qual escola foi graduado? Com qual das denominações está ele? Está com os Fariseus, os Saduceus ou com qual deles? Ele não estava com nenhuma dessas denominações, por isso ele censurou a todas. Deus assim quis que fosse um homem singelo sem educação. Não temos registro de que ele haja sido um  estudante, nem nada. Unicamente sabemos que era um homem simples no qual aprouve Deus esconder-se. Pode você captar a coisa como é? Deus ali com este homem simples, escondendo-se num ser humano. Deus escondendo-se num analfabeto, num louco (segundo pensava o mundo); porque lhe acusaram de tudo, mesmo de ser um feiticeiro, assim acusaram a Elias.

         100-Assim tem sido com todos os profetas, acusaram mesmo a Jesus Cristo de ser Belzebu. Lhe disseram: Sabemos que estás louco; tens um demônio e estás um pouco turbado da mente. Então foi quando lhes disse que ao chegar os últimos dias, isso seria blasfêmia. Ele lhes perdoou, porém não serão perdoados nestes últimos dias, antes terão que pagar por este pecado com separação eterna; nunca serão perdoados neste século nem no vindouro.

         101-Porém agora Elias foi classificado como um homem louco. Pode você imaginar esta situação? Ali estavam todas as mulheres cortando o cabelo ao estilo moderno e pintando a cara como Jesabel, a primeira dama do país; os pregadores todos se haviam metido nas coisas do mundo, e tudo estava muito feio. Logo que sucedeu? Ali veio Elias condenando tudo, desde Jesabel para baixo. Lhe disseram: Nós não temos que escutar-te, temos nossos pastores. Por certo, não tinha que lhe escutar, porém de todos os modos ele era seu pastor; ele era o pastor enviado de Deus para Jesabel. Ela lhe odiava, porém de todos os modos ele era seu pastor.

         102-Agora note bem: Elias se humilhou e ficou com o que dizia Deus, de tal maneira que a Deus aprouve tomar esse mesmo espírito de Elias, e prometeu usá-lo três vezes mais. Amém! Assim o fez; amém! Ele prometeu que viria, e assim veio sobre Eliseu, seu sucessor; logo veio sobre João Batista, e segundo Malaquias capítulo quatro, deve estar aqui outra vez nos últimos dias. Deus amou o espírito  que estava sobre aquele simples camponês sem educação. Esse espírito era tão obediente à sua Palavra, que Ele podia dizer: Elias, faça isto, em seguida Elias o fazia. Deus se escondeu nesse vaso com uma singeleza tão tremenda que todos os demais diziam: Aquele  é um louco, não tenham nada que ver com ele. Porém um certo dia quando ele era já velho e sua cabeça calva, sua barba grisalha e longa, os poucos cabelos que tinha lhe caíam pelo ombro, seus braços delgados, e a carne pendendo dos ossos; ele vinha caminhando para Samaria  com seus olhos fixos no céu, tinha um pau torto na mão, não era uma pessoa mui formosa à vista, porém tinha o ASSIM DIZ O SENHOR. Ele não começou a gaguejar, nem a escusar-se, nem a dizer algo assim: Oh, grande rei Acabe... Entrou ali e disse: Nem mesmo orvalho cairá do céu até que eu o peça. Deus havia honrado sua singeleza. Agora enquanto permanecia em maneira singela, todos estavam contra ele, todos queria acabar com ele, a associação ministerial e também os demais. Correto, queriam aniquilá-lo. Porém naquela singeleza, mesmo que ninguém quisesse cooperar em suas campanhas, e todos diziam que estava louco, Deus estava se escondendo-se. Porém quando chegou a hora para amadurecer a semente que havia sido semeada, Deus se manifestou enviando fogo do Céu que lambeu a água ao redor do altar. Isso foi Deus escondendo-se na simplicidade, logo revelando-se. Aprouve a Deus operar dessa maneira; Ele sempre tem operado assim. Sim senhor.

         103-Agora, encontramos que Ele prometeu estas coisas; porém o problema hoje está em que nós como humanos, queremos educar nossa mente na via do seminário e a denominação até o ponto em que Deus não pode nem usar-nos. Deus dá a um homem um empurrão, um começo para fazer algo, por exemplo, um ministério; logo em pouco tempo aquele homem começa a pôr atenção ao que outros dizem e então se enreda com tantas coisas; e de repente, Deus o deixa só. Logo Deus busca outro homem que lhe obedeça. Ele encontrará a um que tomará Sua Palavra, que tomará a revelação divina e não se irá para um lado nem para o outro, mas se guardará exatamente sobre essa Palavra. Assim o faz e assim o tem feito sempre; porém quando o homem chega a ser tão educado e ilustre que trata de aplicar sua própria interpretação, e dizem, por exemplo: O batismo do Espírito Santo foi para outro dia. Porém se não... Também dizem: Bom, não é o que foi para outro dia. Porém a verdade é que não chega como chegou no dia de Pentecostes. Nós recebemos o Espírito Santo quando cremos. E todas essas coisas, e se põem a falar sobre o batismo no Nome do Senhor Jesus Cristo ( Atos 2:38 ) e dizem, Sim, porém o seminário diz desta ou daquela maneira. Isso é desonra; Deus não pode usar tal classe de pessoa. Pode ser que Ele  permita que um homem seja abatido por todo o país, que o expulsem e o ponham em ridículo, etc., porém quando vem o verdadeiro desafio, Deus se manifesta e se vindica na mesma simplicidade.

         104-Por exemplo nas flores, a semente parece nada porque morre na terra. Se você a tira da terra, encontra uma coisa podre e não parece nada bom, porém dali brota a vida para reproduzir outra flor. Deus em simplicidade. Ele faz a mesma coisa. Para subir, sempre tem que descer. Humilhem-se e nunca digam: Eu tenho isto e aquilo. Você não tem nada. Recorde, se tem a graça de Deus, seja agradecido. Mantenha-se humilde.

         105-Agora, depois de ver o lado dos ilustres e educados, permita-me mostrar-lhe o outro extremo que consiste daqueles que vão até tal ponto que chegam a ser fanáticos tratando de serem religiosos. Agora sabemos bem que temos esse grupo que vai ao outro extremo. Por isso é que difiro de opinião com este grupo de irmãos que se apartaram não há muito do Caminho da Luz. Eles não podiam aceitar as coisas sobrenaturais a menos que tivessem seu próprio grupo. Se reuniram no Canadá, e a diferentes membros iam ordenar apóstolos, profetas, etc., e a coisa se tornou nada. Sempre será assim. Eles sentem que porque são... Condenam tão asperamente as coisas contrárias até que chegam a outro extremo. Por um lado estão os de suma inteligência, frios e indiferentes que negam tudo. Logo está o outro lado, os emocionados radicalmente que negam a Palavra. Porém a verdadeira Igreja fica no centro do caminho. Agora, observando este grupo, eles tem o conhecimento Bíblico do que Deus disse, tem suficiente espiritualidade para ter calor no coração, e é o caminho, Isaias disse que seria assim. Ele disse que haveria um caminho. ( Isaias 35:8-10 ).

         106-Nossos preciosos amigos santos da Igreja Nazarena, um movimento poderoso que Deus começou. Porém que aconteceu? Quando Deus começou a falar em línguas na igreja, eles eram tão religiosos e tão esmerados, que o chamaram do diabo. Vê você o que sucedeu com eles? Se sentiam mais santos que os demais. Então encontramos que todas essas coisas começam assim e logo morrem. Isso é pelo outro lado. Por um lado chegam a ser fanáticos; pelo outro chegam a ser frios e engomados. Isaias disse que haveria um caminho. Os Nazarenos e muitos dos Anciãos que criam na santidade diziam: O bendito caminho, Glória a Deus! Estamos subindo pelo caminho. Porém recorde, isso não foi exatamente o que disse Isaias. Ele disse: Ali haverá uma estrada e ( eé conjunção ) um caminho. E não diz a estrada de santidade, mas o Caminho de Santidade. Agora uma estrada é quando a gente mesmo trata de se fazer santa, e quando o intentam é como disse antes, é como um abutre pondo em si penas de pomba, tratando de ser uma pomba quando sua natureza todavia é de abutre. Seria como um corvo pondo penas de pombinho ou de pavão real e dizendo: Olhem, eu sou uma ave formosa. Vê você? é uma coisa manufaturada. Porém um pavão real não tem que temer se terá ou não penas de pavão real. A pombinha não tem que temer tão pouco se terá ou não penas de pomba, porquanto sua natureza é de pomba, ela terá penas de pomba.

         107-A gente do movimento da santidade, começou a dizer: As mulheres tem que manter o cabelo comprido, as mangas compridas; não podem usar alianças nem demais jóias. Vê Você? Chegou a ser uma santidade que era justa em sua própria estimação; isto é santidade fabricada. Porém a verdadeira Igreja do Deus Vivo é... Notem o que tem sucedido com as denominações, agora todas tem cabelo curtindo, como por exemplo os Pentecostais quase todos estão usando o anel. Observem o Pentecostalismo há anos atrás, como era que pregava tão duro contra isso:Nós a igreja, nós a igreja... A Igreja é o Corpo de Cristo, indivíduos entre outros indivíduos que são nascidos no Reino de Deus. Isso  vem de dentro para fora e automaticamente vive.

108-A gente não tem que pedir à ovelha que manufature a lã. A ovelha não tem que fabricar a lã, por exemplo, ela não diz: Agora meu amo quer que eu produza lã este ano, é melhor que me ponha a fazê-lo. Não, a única coisa que ela tem que fazer é permanecer como uma ovelha. Certo. Ela automaticamente produzirá lã.

         109-E a nós não nos é pedido que fabriquemos o fruto, devemos simplesmente produzir frutos. Você deve produzir o fruto porquanto você é uma árvore frutífera de Deus com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus se vindicará a Si mesma, você produzirá fruto porquanto a Palavra mora ali. Jesus disse:

         Se estiverdes em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.                  João 15:7

         110-O Cristão não fabrica nem se esforça para tratar de produzi-lo, simplesmente está ali. Agora vejamos isto nestes últimos momentos que nos restam. Outros vão ao extremo de serem fanáticos ( agora vendo o outro lado ) e eles crêem que pelo saltar, ou alguma outra sensação ou emoção, se falam em línguas, ou se dão alguma profecia que resulta ser a verdade, ou qualquer outra coisa, eles pensam que com isto, já é a resposta, que já tem o necessário. Porém não é assim. Jesus disse:

         Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

         Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.                  Mateus 7:22-23

         111-Isso não é a resposta, amigo. Por isso a evidência do Espírito Santo sendo as línguas... Eu creio no falar em línguas, porém não o considero ser a única evidência do batismo do Espírito Santo. Não senhor. O fruto do Espírito é a evidência. Por isso é que difiro com o movimento dos irmãos Pentecostais, porque eles dizem que se alguém fala em línguas, já tem o Espírito Santo. Não posso estar de acordo com isso; isso não é o sinal  de que  já se tem o Espírito Santo. Eu tenho ouvido até demônios falar em línguas tão rápido como lhes é possível, tomar sangue de um crânio humano e clamar pelo diabo. Tenho visto os índios em Arizona, na dança da chuva, envolver-se com serpentes, levantar os braços e correr pelo arredor; logo tenho visto sair o feiticeiro com uma lança e atirar um lápis no chão, e o lápis levantar-se do solo e escrever num idioma desconhecido e também a interpretação. Assim sendo, não me conte disso; eu tenho já muitos anos para crer nisso. O fruto do Espírito, como disse Jesus: por seus frutosnão pelas línguas ou  pelas emoções, porém “por seus frutos os conhecereis. Esses são os frutos do Espírito, Deus manifestando-se em humildade e doçura, e cada dia Ele é o mesmo. Há algo quanto a um homem que fica com a Palavra, cada vez que ele vê a Palavra, o acentua com Amém; a ele não importa o que dizem os demais, ele o crê.

         112-Porém há os que prosseguem até chegar a uma situação fanática e logo Satanás se mete entre a gente. Agora esse é o negócio principal do diabo, ele é um bom negociante, e se mete assim entre as pessoas e lhes faz crer que tem tudo, unicamente porque podem saltar, etc., e ao mesmo tempo odiar a seu vizinho. Não. Poder dizer coisas e poder falar em línguas e estas outras coisas é maravilhoso, porém recorde, você pode falar as línguas genuínas do Espírito Santo, e todavia não ter o Espírito Santo, a Bíblia o diz assim:

         Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.   I Cor. 13:1                                

                   113-Então você pode ver que isso não é a resposta completa. Os Metodistas disseram: Nós gritávamos e tínhamos o Espírito Porém não o tiveram. Os Nazarenos disseram que quando vieram santamente, o tinham; porém não o tinham. Os Pentecostais dizem hoje: Nós falamos em línguas e temos o Espírito, porém não o tem. Vê você? Deus manifestando-se, não nas sensações, não. Agora sim, temos as sensações juntamente com o Espírito. Vê você o lugar? Isto é tão humilde que qualquer um o pode ver, se não trata de injetar nisso sua própria mente e seus pensamentos; isto é de Deus. Então chegam a ser fanáticos, e por este outro lado, temos o formais e frios; porém aqui vai a Noiva por todo o centro, Deus vindicando Sua Palavra a cada passo. Agora tenho que deixar um pouco disto a um lado porque é demasiado e o tempo se nos está acabando. Agora apressemo-nos.

         114-Desde o Éden tem sido profetizado que viria o Messias. Deus escondido em humildade. Foi predito que classe de pessoa seria. Poderíamos durar muito aqui, porém vocês conhecem a Bíblia; porém foi predito como seria e tudo com relação a sua pessoa. Moisés disse: O Senhor vosso Deus vos levantará profeta semelhante a mim. Sabiam pois que o Messias seria um profeta e a classe de ministério que teria. Todos os profetas falaram do que Ele faria, falaram dele em símbolos e a todos lhes passou por alto e por baixo. Vê você? Passou por cima de uns e por baixo de outros. Quando Ele chegou à cena do tempo, a gente à qual foi enviado, já tinha sua própria interpretação em sua imaginação do que Ele devia ser. A Bíblia não muda, sempre é igual. Por isso eu sempre digo o que a Bíblia diz, e com isso fico: nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Então vocês Metodistas, Batistas, Pentecostais, não tratem de por sua própria interpretação à Bíblia dizendo: Não quer dizer isso, mas isto. etc. A Bíblia quer dizer exatamente o que diz, exatamente. Alguém me disse: Eu não sei como ... não entendo. Eu não tenho a explicação, é negócio de Deus ajustar isso, Ele é Quem o disse, eu não, e Ele preparará o Seu.

         115-Agora este Messias havia sido profetizado, os profetas disseram exatamente como viria e que faria ao chegar. Porém suas próprias interpretações, entre as pessoas... Porém quando veio se apresentou de uma maneira tão singela que todo o grupo eclesiástico tropeçou. Correto?

         116-Agora, eles foram homens que haviam sido instruídos por... Nenhum podia ser mestre ou sacerdote sem ser nascido de certa linhagem, a linhagem de Levi. O tatara- tatara- tataravô de cada sacerdote se podia provar que também era sacerdote, todo o tempo no templo com a Palavra, dia e noite, tal como os sacerdotes católicos, ou os ministros em certas denominações que se passam o ministério de pai a filho através das gerações. Dizem: Meu tataravô era um bispo Metodista, como também o foi meu avô. etc. Assim viviam com a Palavra, porém já haviam formado suas próprias idéias, e os filhos haviam aceitado estas idéias da maneira em que os pais haviam ensinado, e os pais haviam ensinado estas coisas fora da verdade, e haviam formado uma organização tão bem feita que quando o Espírito  veio para apresentar a verdade, eles não a podiam aceitar. É como  hoje. Não é meu propósito ser tão descortês, porém é a verdade. È igual hoje, a coisa está tão complicada e ensinam de diferentes modos. Como disse alguém: Deus não tem netos. Sabe você disso? Unicamente tem filhos e filhas; porém Deus não tem netos e netas. Cada indivíduo tem que pagar o mesmo preço e vir pela mesma maneira: tal como fez seu pai, assim tem que fazer você.

         117-Agora foi tão singela a vinda deste Messias. Por quatro mil anos todos os profetas falaram d`Ele; Davi contou d`Ele e todos assim através das eras. Porém quando veio, a gente já tinha sua idéia formada de que faria e como o faria; já tinham tudo explicado e desenhado em seus rolos, etc., de modo que quando veio nessa forma tão singela, lhes lançou a perder toda a sua teologia e não o souberam.

         118-Ele veio segundo a Palavra. Crê você que Deus disse aos profetas que o Messias viria numa certa maneira? Lástima que não tenhamos como que uma hora a mais para explicar como foi, porém a maioria sabe como foi: Como foi que Deus disse que viria, e a profecia de Miquéias 5:2 e as demais profecias do que faria e como o faria. Sem dúvida, foi tão singelo que os grandes homens inteligentes se encontravam em tanto enredo que não o reconheceram. Porém você bem sabe que Jesus Cristo não veio contrário à sua Palavra. Vê você? Ele ensinou coisas que eram contrárias à educação eclesiástica que tinham acerca d`Ele.

         119-Eles diziam: Agora quando o Messias vier, certamente chegará ao templo e dirá: Caifás, ( ou qualquer que for o pontífice ) eu tenho chegado. Ele virá com uma escolta de dez milhões de anjos. Deus dirá: Bom, vocês ali embaixo, vocês são uma igreja mui poderosa, são meu povo. Vou dar a volta aqui à manivela e deixar descer a escada Celestial; hoje vou lhes mandar o Messias, e o vou deixar aterrizar ali naquele campo. Toda gente pode se congregar ali e você Dr. Fulano, e você Dr. Siclano, podem tomar os primeiros postos para saudá-lo primeiro. Isso não é muito diferente do que pensam hoje. Soa um pouco radical porém é que quero fazer isto bem claro. Segundo eles: Tem que ser assim e se não vem dessa maneira, então não pode ser a verdade, é um anticristo. Veremos uma escolta de dez milhões de anjos juntamente com suas bandas e aterrizarão aqui no pátio onde Salomão edificou o templo. Tudo isto por aqui é lugar santo onde tem morrido santos gente sábia. 

         120-Jesus disse: Sim, vocês hipócritas, filhos do diabo, vocês adornam os sepulcros dos profetas, e vossos próprios pais foram que os puseram ali. Correto. Quantos homens justos vos tenho enviado e quantos profetas, e todavia os matastes? Vê você? O que Ele chamou justo, eles o chamaram fanático e louco.

         121-Eles pensaram que assim viria, porém quando veio num estábulo, nascido de uma virgem e com apenas um singelo carpinteiro como pai estranho que o ia criar, e a virgem não era nem bem conhecida. Vê você? Ela não era a filha do pontífice ou qualquer outro  importante. Ele veio  por uma mocinha que vivia numa parte mui má, chamado Nazaré. José era um simples viúvo, sua esposa havia morrido e lhe deixado uns filhos. Agora Maria, ela estava comprometida e assim Ele chegou com um nome obscuro mesmo ao princípio, porque dizia que nasceu ilegitimamente. Ai, ai, ai; Isso lhes deu duro em seus costumes bem polidos. Com tanta educação e ética, não podiam passar isso. Em suas interpretações das escrituras não havia nada disso, porém sem dúvida, ERA ASSIM DIZ O SENHOR. Como me dá frio somente em pensar nisso. E agora ver a mesma a coisa sucedendo de novo. Deus não pode mudar.

         122-Estou colocando o fundamento para as mensagens que vem, tratarei de despedir o culto dentro de poucos minutos. Agora note bem.

         123-Isso foi tão singelo naquele dia que para eles não deu no alvo, porém acertou no alvo de Deus;  pegou na Palavra, Ele veio exatamente como disse que viria. A interpretação deles estava errada; a interpretação acerca do libertador no tempo de Moisés, também esteve errada, assim como também a interpretação no tempo de Noé. Vê você? Porém Deus vem segundo Sua Palavra. Jesus veio e falou coisa contrárias a eles. Lhe diziam: Se tu és o Messias tens isto e aquilo. Se és, desça da cruz e mostra-nos. Porém a coisa é que Deus não faz palhaçada para ninguém. Ele unicamente faz as coisas justas e boas.

         124-Eles pensaram que um como Ele certamente teria que vir com uma grande escolta de anjos, porém Ele veio a um estábulo isso era uma coisa insensata de acordo à educação tão polida que eles tinham; só o pensar que o Deus todo Poderoso, o grande Poderoso Jeová que é dono da terra inteira e criador de tudo, e agora nem sequer podia preparar um lugar para o nascimento de Seu próprio Filho, mas teve que nascer semelhante a um bezerro no estábulo junto ao esterco dos animais. Que era? Deus na simplicidade. Por isso foi tão grande.

         125-Note bem: A ética da educação não podia reduzir-se a esse nível, e nem sequer houve roupa para Seu próprio filho. Pense bem. Não houve lugar para Ele na estalagem e tiveram que passar a noite no estábulo com o gado e isso era como uma caverna, uma fenda na serra. Logo sobre uma caminha feita de palha chegou o Filho de Deus. Oh, isso era tão diferente de suas idéias tão tremendas! E sua mãezinha se encontrava nessa condição mesmo meses antes da data quando iam se casar; então a gente viu isso e sabiam que era de tal ou qual maneira. Maria em seu próprio coração sabia o que estava sucedendo, porém José não entendia. Logo o Anjo do Senhor lhe chegou pela noite dizendo-lhe: José, tu és um filho de Davi, não temas receber a Maria tua esposa, porque isto não é nada mal, mas é do Espírito Santo. Com isso ele esteve satisfeito. José tinha tal relação e conexão com Deus, que podia falar com ele, porém hoje nos cobrimos tão completamente com nossas vestiduras eclesiásticas que nada nem ninguém nos pode falar fora do mesmo grupo eclesiástico ao qual pertencemos. ( Deixaremos isso em paz porque não quero ser mui duro nem radical, porém vocês entendem o que quero dizer ).

         126-Notem: o estábulo era um lugar ridículo para eles. Não temos registro onde Jesus haja assistido a um só dia  escola; sem dúvida, na idade dos doze anos, um menino singelo estava confundindo os sacerdotes no templo com Sua pregação. Oh, que foi? Deus escondendo-se. Agora sim, me sinto religioso. Deus escondido num estábulo. Deus, escondido num menininho. ( Observe bem, porque num momento isto vai se esclarecer ). Quando saia à rua, não há dúvida que os outros pais de família diziam:  Filho, não vás brincar com aquele menino; não tenhas nada que ver com Ele; sua mãe não é mais que uma prostituta comum. Ele nasceu antes que seus pais se casassem. Agora, o que pensava Maria, porém não importava o que pensaram todos os demais, ela guardou estas coisas em seu coração, ali as escondeu. Eles sabiam que não podiam dizer nada contra. Às vezes Deus fala aos seus e lhes diz: Cala-te, não digas nada.

         127-Eu tenho tido elementos nos cultos que tem dito: Se você é servo de Cristo e sabe que isto está sucedendo... Bem, eu sei que isso está sucedendo, porém que podemos fazer quando Ele diz: Cala-te, não digas nada?

         128-Outro dia estava mostrando a um homem algo no livro, algo que foi falado há muitos anos. Ele me disse: Pois eu não podia entendê-lo.

         129-Então lhe disse: Vê você? Ali estava e até tinha a data ao lado e tudo o que sucedeu, muitos o tem visto no livro; disse que tal e qual coisa sucederá e como ia suceder.

         130-Me perguntou: Porque não disse você algo antes? Tinha que ser desta maneira.

         131-José conhecia a verdade; ele sabia de quem era. Jesus sabia quem era Seu Pai, que disse? Me convém cuidar dos negócios de meu Pai. Não era  trabalho de serraria, de fazer portas, etc., mas o negócio de SEU PAI. Disse à Sua mãe: Não podes entender que tenho que estar nos negócios de meu Pai? Todos pensavam que este menino era ilegítimo e que era um tipo mui estranho, e agora saiu com estas coisas. Porém Deus estava se escondendo. Escute bem, Deus estava se escondendo no que o mundo tinha por imundície, corrupção, ilegitimidade. Observem Deus escondendo-se na corrupção de um mar morto para então produzir a vida. O entendem?

         132-Deus pode se esconder numa simples lavadeira ou em algum homem qualquer, que com seu almoço embrulhado debaixo do braço se despede de sua esposa e filhos com um beijo e sai por ali, e Deus pode se esconder em tal pessoa para fazer algo do qual o arcebispo não sabe nada. Você não o vê tocando trombeta e anunciando seus bons feitos; Deus simplesmente recebe a glória. A gente simples escuta e se regozija.

         133-Agora Deus estava se escondendo na singeleza de um bebê, na singeleza de uma família comum, isso era Deus; porém os elementos eclesiásticos, os sábios, os gênios e todos os demais, como Herodes, os Neros, etc. o passaram por alto. Deus escondido em simplicidade. Agora rapidamente para terminar.

         Consolai, consolai o meu povo, (recorde, isto foi 712 anos antes do nascimento de João Batista, e aqui estava um profeta falando dêle) diz o vosso Deus.

         Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua malícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.

         Voa do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endiretai no ermo vereda a nosso Deus.

         Todo vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará , e o que é áspero se aplainará.      Isaias 40:1-4

         135-Que homem haveria de ser ele! Agora em Malaquias, o último livro do Antigo Testamento, Malaquias o fala aqui no fim para que não esquecessem.

         Eis que vos envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem diz o Senhor dos Exércitos. (Ainda falando de João)                          Malaquias 3:      

136-Jesus também falou de João em Mateus 11:10; também disse: Se podeis receber, este é de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho. Correto.

         137-Agora com foi que não o reconheceram? Por setecentos anos sabiam que haveria de vir um precursor antes do Messias; porém quando veio nessa forma tão singela, o passaram por alto. Recorde, ele foi o filho do sacerdote e era uma coisa tão ridícula que ele não seguisse as pisadas de seu pai e entrasse no seminário, porém sua obra era de mais importância. Aos nove anos foi ao deserto e logo saiu pregando, porém a eles lhes passou por alto. Ele era demasiadamente singelo para que eles com sua educação tão polida fossem crer nele. Eles pensaram: Quando chegar a este homem, que tal todo vale levantado e todo monte e outeiro abaixado e todo áspero aplainado? Davi o viu e disse: Os montes saltarão como carneiro e as folhas baterão palmas. Então, que aconteceu? Um tipo barbudo sem nada de educação, coberto com uma pele de ovelha, saiu do deserto da Judéia dizendo: Arrependei-vos porque o reino dos Céus está a mão. E vocês víboras, não pensem que é suficiente dizer: Eu pertenço a tal ou qual denominação. Deus pode fazer com que estas pedras produzam filhos a Abraão.                                

         138-Eles diziam: Bom, já sabemos que não é esse. Não pode ser ele. Porém, SIM, ERA. Ele estava limpando o caminho. Ali é quando os lugares ásperos foram aplainados e os lugares altos abaixados. Não penseis que tendes a Abraão por pai. Não comeceis a dizer essas coisas porque Deus pode levantar filhos destas pedras. Os lugares altos foram feitos baixos. Oh, glória a Deus! Ali está. Vê você a diferença? Ele disse que essas coisas sucederiam; e eles estavam pensando que estavam prontos para receber se viesse à sua própria organização; porém veio nessa maneira tão singela; não obstante, conforme à interpretação das Escrituras. Os lugares altos foram feitos baixos. Eles não o quiseram aceitar dessa maneira porém assim foi. Ele em verdade lhes cortou duro, lhes queimou a pele, dizendo:

         Geração de víboras ( serpentes na grama ) quem vos induziu a fugir da ira vindoura?

         Agora, já também o machado está posto à raiz das árvores; e toda árvore que não der bom fruto, será cortada e lançada no fogo.

         Eu na verdade vos batizo na água para arrependimento; mas aquele que vem após mim, é mais poderoso que eu; do qual não sou digno de desatar as sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e fogo.

         Sua pá está em sua mão, e limpará sua eira; e recolherá seu trigo no celeiro, e queimará a palha em fogo que nunca se apagará. Mateus 3:7,10,12.

         139-Então foi quando os lugares ásperos foram aplainados; porém a gente  não captou mesmo estando exatamente conforme a Palavra dizia. Foi tão singelo que não o viram. Não vá  você ser tão cego, não seja tão cego.

         140-Agora escute. Eles o passaram por alto por que ele foi demasiado singelo para enquadrar com suas crenças comuns de tal pessoa. Agora de novo, que sucedeu? Deus ( a Palavra ) ocultando-se na simplicidade. Não foi um sacerdote com seu pescoço voltado e muita educação. Jesus lhes perguntou a mesma coisa: Que saístes a ver? ( quando chegaram uns discípulos de João ), um homem vestido com vestiduras de sacerdote e coisas delicadas? Foi João essa classe de pregador? Saístes a ver tal coisa? Não Senhor, porque essa classe de pregador é o que beija os meninos e enterra os mortos. Eles não conhecem nada acerca de uma espada de dois fios ali no campo de batalha, mas, se entretêm fazendo práticas intelectuais a um clube social. Ali estão bem, porém  quando é questão de encarar a batalha, então disso não sabem nada; se mantém nos palácios de reis e com essa classe de celebridade. Logo lhes perguntou: Porém, que saístes a ver? Saístes a ver uma cana agitada pelo vento?.                                                                                                                                    

         141-Alguém poderia dizer por ali: Nós sabemos que você pertence à Igreja Unitária, porém se vem conosco às Assembléias, faremos isto e aquilo.

         142-Me parece bem, o vou fazer. Uma cana agitada pelo vento? João não foi assim, não senhor. Se você vem a ser um Saduceu em vez de um Fariseu. João não foi agitado por nenhum vento, não senhor, João não foi assim.

         143-Então lhes perguntou: Que, pois, saístes a ver um profeta? Era necessário ser um profeta para fazer essas coisas; essa foi a evidência de um profeta, a Palavra de Deus com ele. A Palavra de Deus vem ao profeta. Que saístes a ver, um profeta?

         144-Sim, essa é a verdade.

         145-Porém eu vos digo que mais que um profeta. Sim,  porque assim foi. Porque foi mais que um profeta? Ele foi o mensageiro do pacto que fechou a brecha entre a lei e a graça. Ele foi a pedra angular que já havia sido descrita. Jesus disse: Se podeis receber, este é aquele de quem os profetas falaram,  Eis (Malaquias 3) que vos envio meu mensageiro, o qual preparará o caminho diante de mim. Oh, ele foi tão singelo, porém foi Deus uma vez mais ocultando-se na simplicidade.

         146-Agora vejam o que fez. Pregou do poderoso Cristo que vinha; Sua pá está em sua mão, e com ela está preparando seu caminho. Juntará toda sujeira e a queimará, mas o grão recolherá e o levará ao celeiro. Vê você? Ele estava inspirado.

         147-Porém quando chegou Jesus , todos os apóstolos estavam buscando a chegada de algo tremendo. Que coisa! Diziam: Ele já vem, e quando chegar será poderoso e destruirá todos os romanos. Fará com que os gregos se apartem para cá e os romanos para lá, porém quando chegou, era um homem de pouca estatura, humilde e se deixava empurrar de um lado para outro. Que era? Deus escondendo-se na simplicidade. Logo ao fim de seu ministério pronunciou aquelas palavras tão tremendas: Quem me pode acusar de pecado? Agora, tudo o que dizem as Escrituras que eu deveria fazer, se não faço as obras de meu Pai, então condenai-me; porém o que dizem as Escrituras que eu deveria fazer, que não tenho feito? Você sabe que o pecado é incredulidade. Quem me pode  acusar? Se eu pela mão de Deus expulso os demônios, então mostrem-me por meio de que o estão fazendo vocês. Isso foi a simplicidade. Ele ainda se rendeu à morte, porém, Oh, naquele domingo da ressurreição! Então em verdade varreu toda a sujeira, sim senhor, e o trigo foi selado no celeiro, repousando sob a terra com vida Eterna, esperando o grande dia do qual vamos falar- a vinda do Senhor quando essa Vida será vivificada e sairemos nessa ressurreição e seremos levantados no ar para sermos juntados no celeiro; então a sujeira e a palha que estavam entrelaçadas com o trigo e que trataram de atraí-lo para um e outro lado, serão queimados com fogo que nunca se apagará. Amém! Quão maravilhoso é Ele! Eles o passaram por alto. Deus em simplicidade.

         148-Por que? Notem, Ele nem mesmo pregou nos termos eclesiásticos; Ele não pregou como um pregador. Ele usou os termos singelos de Deus, por exemplo: O machado está posto à raiz das árvores. Os termos como víboras. Não era mestre graduado de um seminário para usar os termos eclesiásticos do dia como um Doutor em Divindade, Dr. Fulano de Tal. Ele não era assim, mas pregava como um lenhador; falava de machado, víboras, trigo, e celeiro Hoje em dia seria classificado como um pregador de rua; parece que naquele dia o classificaram como um pregador do bosque porque se assentava sobre um tronco ao lado do Jordão para pregar, Deus na simplicidade escondendo-se da sabedoria do mundo.

         149-Agora encontramos que Jesus disse: Graças te dou ó Pai, porque tens escondido estas coisas dos sábios do mundo e as tens revelado aos pequeninos que desejam aprender. Deus em simplicidade escondendo-se em cristo; Deus em simplicidade escondendo-se em João. Pense nisso: Deus em simplicidade escondendo-se da sabedoria do mundo.

         150-Agora vejamos algo mui pessoal. Pense no dia em que estamos vivendo, já para terminar. Pense neste dia, Deus havendo descido  a um lugarzinho tão humilde onde temos estado reunindo-nos, tem curado os enfermos; logo os ricos os altivos e os de muita educação dizendo: O dia dos milagres  tem passado; não há cura divina.

         151-Recordam da mensagem que  preguei neste mesmo lugar no dia em que me fui daqui ,acerca de Davi e Golias? Me disseram: Irmão Branham, como você vai enfrentar um mundo educado com tudo isto?

         152-Respondi: Eu não sei como será, unicamente sei que Deus me disse: Anda. Isso é tudo, é Sua Palavra. Ele o prometeu e a hora tem chegado.  

          153-Quando o anjo que vocês vêem nesta fotografia desceu no rio aquele dia ( completarão trinta anos nesse junho que vem ), disse: Assim como João Batista foi enviado ( e isto sucedeu ante umas cinco mil pessoas ), a hora tem chegado quando tua Mensagem rodeará o mundo. Se recordem da crítica que houve? Talvez o irmão Roy Slaughter e outros se recordam daquele dia, também a Sra. Spencer, aqueles anciãos que sabem que é a verdade, o irmão Jorge Wright. Se recordam como foi? E tem sucedido assim? Assim tem sucedido! Logo quando o rejeitaram e alguns disseram que era uma cura mental, Deus mandou a minha casa uma sariguéia ( mamífero noturno próprio da América trad.. ) e ela foi curada pelo mesmo poder de Deus.

154-Lyle Wood juntamente com seu irmão Banks estavam comigo numa ocasião e foram convencidos da verdade vindicada de Deus quando um peixezinho que estava morto, flutuando sobre a água;  ia mostrar Sua Glória e melhorar a situação. Então esse dia estando parados ali, o Espírito Santo desceu no barco e fez que me pusesse de pé e falasse com o peixinho que tinha meia hora que havia morrido, com todas as entranhas e guelra por fora, e num instante recebeu vida e nadou como qualquer outro peixe. Que é isto? Deus ocultando-se em simplicidade.

         155-Deus pode levantar filhos a Abraão destas pedras! Deus pode curar uma sariguéia ou um peixe ou qualquer coisa! Se Deus traz Sua Mensagem e as pessoas não crêem, Deus pode levantar um peixe morto ou uma sariguéia ou pode fazer o que queira. Que bofetada a esta geração! Eles tropeçam com isto e se põem a discutir isto e aquilo, e Deus manda um animalzinho singelo. Que repreensão! Que sucede? Deus em simplicidade, Ele mostrando Sua Grandeza. Isso repreende aos homens desta geração sua incredulidade.

         156-Agora, hoje em dia pensam como sempre tem pensado, que tem que ser feito de sua própria maneira. Agora sim a algo chamado a cura divina, como aquele homem católico me disse há pouco, um chamado Ayres, quando fui a Houston para ver seu filho. Ele me disse: Se isso fosse dom de Deus, teria que vir pela Igreja Católica. Os Metodistas pensam que tem que vir pela sua e os Pentecostais pensam que tem que vir pela sua; porém, não veio por nenhuma delas, veio simplesmente no poder da ressurreição de Jesus Cristo, escondendo-se. Correto. Guarde-o bem; não deixe que isto se lhes escape, mas retenha-o em seu coração, recorde-o e medite sobre isto.

         157-Pensam pois que tem que vir de sua própria maneira ou de sua denominação, e se não vem desta maneira, então não é de Deus. Dizem que é psicologia ou vem do diabo; porém não pode ser de Deus, porque se fosse de Deus teria que vir de sua própria maneira: Assim como nós o temos interpretado. Assim teve que vir Jesus aos Fariseus. Teve que ser desta maneira. Se Deus ia enviar o Messias, eles já tinham a interpretação como tinha que vir, e porquanto veio de outra maneira, então não foi o Messias para eles, mas foi um filho ilegítimo, foi um Belzebu. Porém era Deus escondido na simplicidade!

         158-O precursor tem que ser um homem com tal grau de educação. Cada ano quando ordenavam seus ministro e os mandavam como missionário para fazer prosélitos e engrandecer a denominação, com cada um pensavam: Este vai ser o precursor que tem de vir. Porém Deus o levantou do deserto onde não havia seminários nem essas coisas. Deus estava se escondendo na humildade, na simplicidade.

         159-Agora, concluindo, deixem-me dizer isto: rejeitar a singela Mensagem de Deus e Sua maneira tão singela, é escolher a destruição eternamente. Agora isso é quando nós falamos das coisas singelas, e a gente pensa que pode criticar, dar pontapés e fazer o que quer com a Mensagem, porém isso é separação eterna de Deus. Aqueles que morreram no dia de Noé e não puseram atenção à sua Mensagem, pereceram; logo Jesus foi pregar-lhes nas cadeias das trevas durante Sua morte antes de ressuscitar. Ele foi ao inferno e pregou aos espíritos encarcerados que não se arrependeram durante a grande paciência nos dias de Noé, quando este homem singelo pregou uma mensagem singela de Deus. Ele foi e lhes disse: Noé pregou que eu viria, agora aqui estou. Correto.

         160-Aqueles que não atenderam a Mensagem do profeta Moisés ali no deserto, o qual recebeu de Deus e o qual foi corretamente vindicado com a Coluna de Fogo ( foram guiados ao deserto, logo trataram de levantar-se e fazer uma organização ), todos eles pereceram e morreram no deserto, com exceção de dois: Josué e Calebe.

         161-Logo nos dias de Jesus, os Fariseus estavam tão cegos que não o puderam ver; por conseguinte, olharam para trás e disseram: Nossos pais comeram do maná no deserto, então Jesus  lhes respondeu: E todos estão mortos. Eles viram a glória de Deus e andaram na LUZ de Deus, andaram na  LUZ da coluna de fogo; andaram na presença de Seu Poder; andaram pelos lugares que o Espírito Santo lhes preparou; comeram do maná que caiu do céu, o qual Deus  proveu; e ainda com tudo isso, pereceram e foram ao inferno. Todos estão mortos. Você pode examinar essa palavra morte, e significa separação eterna da presença de Deus. Todos estão mortos.

         162-Todo aquele que rejeitou a Jesus Cristo, pereceu. Vê o que quero dizer? Ele rejeita essa simplicidade de Deus... Não é simplesmente questão de dizer: Bom eu errei. NÃO SE FAZ DESSA MANEIRA! Deus não o recebe dessa maneira! A pessoa perece eternamente. Nos convém estar pensando nisso. Agora a coisa tem que ser corretamente identificada com Deus. Se assim é, então é Sua Palavra. Como aqueles que rejeitaram a Moisés, a Elias, a João, a Jesus Cristo, cada um em seu dia.

         163-Agora notem esta coisinha, e oxalá não esteja incomodando muito, porém note: Outro dia fui chamado a Houston, Texas, para que fizesse um esforço em obter um perdão para uns jovens, talvez vocês leram este caso nos jornais. Me pediram que viesse a reunir uma congregação e pregar-lhes para pedir-lhes suas assinaturas para obter o perdão. O jovem que tinham preso é o enteado deste Sr. Ayres que tirou esta fotografia do Anjo do Senhor no ano de 1950. Ele era católico romano e sua esposa judia; eles não falavam de religião no lar. Agora outro indivíduo chamado Ted Kipperman, era companheiro do Sr. Ayres no negócio de fotografia e tinham o Estúdio Douglas. Eles vieram essa noite ao auditório onde estava o Dr. Bess da igreja Batista, o qual com o punho sob o nariz do irmão Bosworth e enfurecido, disse: Agora tomem uma fotografia assim; eu vou tomar a pele deste ancião e a vou por sobre minha parede como monumento à cura divina.

164-Agora, antes de que eu fosse nessa ocasião a Houston, o Senhor me havia dito que fosse, portanto eu estava ali no Nome do Senhor. Vocês sabem todas as coisas que sucederam, as tem lido nos livro, etc. logo nessa noite somente tratamos de andar humildemente, ele começou a dizer: Esta gente são uns loucos, não há quem creia na cura divina. Essas coisas são tolices. Eles não reconheceram que era Deus em simplicidade. Disse: Este homem não tem nem educação primária. Ele por certo tinha uma educação mui elevada e muitos graus; e cria que com isso podia esmagar ao irmão Bosworth, porém quando chegaram à Palavra, ele não chegava ao irmão Bosworth  nem na décima parte. O irmão Bosworth sabia onde estava. Algumas de suas gentes aqui hoje, estava m ali nessa noite. E o Doutor continuava com suas más palavras e denúncias e dizia: Gente que pensa decentemente, nem crê nessas coisas.

         165-Então o irmão Bosworth disse : Um momento. Quantos indivíduos nessa  cidade (havia como que 30.000 essa noite) que assistem a estas igrejas batistas tão educadas podem provar pela assinatura de seu médico que tem sido curadas pelo poder de Deus desde que o irmão Branham tem estado nesta cidade? Por favor, ponham-se de pé. Houve como que trezentos de pé. Então lhe perguntou: Que é isso? Deus estava escondendo-se na simplicidade. Então ele  disse: Tragam, pois, ao curador divino; deixem-me vê-lo a hipnotizar a alguém e logo deixem-me ver essa pessoa depois de um ano.

         166-Tedd Kipperman e o Sr. Ayres, o mesmo que tirou a fotografia, disse: O irmão Branham não é outra coisa senão um hipnotizador. Eu vi uma mulher que tinha um crescimento no pescoço e ele a hipnotizou. No dia seguinte eu falei com essa mulher, e não tinha nada, porém ela mesmo disse que ele a havia hipnotizado. E ele esteve ridicularizando-me tanto e até disse que eu devia ser expulso da cidade e que ele mesmo era quem o devia fazer. E tudo isso estava saindo diariamente nas manchetes do jornal A Crônica de Houston. Eu nunca disse nada.  Eu estava ali para cumprir com os negócios de meu Pai, e isso era tudo. Fiquei com a Palavra. Ele me havia enviado. Essa noite quando desci à plataforma, disse : Eu não sou curador divino, se  alguém diz isso, está errado. Eu não quero ser chamado assim. Agora se o Dr. Bess prega a salvação, ele não quereria ser chamado  um salvador divino; igualmente, sendo que eu prego  cura divina,  não quero ser chamado  curador divino. Ele diz que não é salvador divino, certamente que não é, nem tão pouco sou eu curador divino porém por suas pisaduras fomos sarados, a isso estou apontando. Ele todavia intrigado, dizia: Tolices E estava dando voltas ali. Então disse: Porém se Sua presença e este dom  de Deus, este Anjo do Senhor, se há dúvida disso, isso pode ser provado e nesse instante ali vinha girando rapidamente.  Disse: Já não há necessidade de que eu fale, Ele já tem falado por mim. Então nos fomos.  

         167-Agora quando fui nessa ocasião a Houston, aquela cidade tão grande, uma das cidades mais bonitas de nossa nação. Quando eu entrei outro dia, era uma verdadeira desgraça fixar os olhos nessa cidade. As ruas estavam sujas e as lojas ali na própria avenida Texas. Entrei ao hotel Rice, onde antes ficavam até as estrelas de cinema nacional; passei ao restaurante subterrâneo que tinham, e ali o teto estava caindo e o gesso por todo o piso. Há tanta sujeira e imundície, e a confusão entre os pregadores como nunca tenho visto ou ouvido em minha vida. POR QUE? AO REJEITAR A LUZ, SE CAMINHA EM TREVAS; Ali estavam seus filhos prontos para a morte. Deus desceu quando a simplicidade foi mostrada, e foi rejeitado; então Ele se mostrou em simplicidade e tiraram esta fotografia, a qual tem rodado o mundo. Até os cientistas dizem que é a única coisa sobrenatural que tem sido fotografada em toda a história do mundo, e hoje em dia está em Washington D.C. no Salão de Arte Religiosa.

         168-Isso é: a simplicidade manifestando estas coisas. Vê você? Deus escondendo-se na simplicidade, logo manifestando-se. Agora Ele se escondeu na morte de Jesus Cristo porém se manifestou na ressurreição. Oh, irmãos disto não há fim, poderíamos ficar aqui. Se alguém rejeita testificar que há sol no céu, teria que descer ao porão e fechar os olhos à luz. Correto.

         169-Recordem, a única maneira de estar em erro é primeiramente rejeitar o correto. Ao rejeitar abrir os olhos, você viverá em trevas. Se você simplesmente rejeita olhar, como pois olhará? Observem as coisas singelas. São as coisas pequenas que a gente deixa de fazer, as que importam, e não as coisas grandes que tratamos de fazer.

         170-Agora em Mateus 11:14 Ele diz: Se quereis receber, este é aquele que foi enviado antes de mim. Foi tão singelo. Um dia Ele disse: O Filho do homem viajará a Jerusalém e ali será entregue nas mãos dos ímpios e eles o matarão; Ele morrerá porém ao terceiro dia ressuscitará. Não comuniqueis a ninguém esta visão.

         171-Logo os discípulos, agora pensam profundamente nisto: eram os discípulos, aqueles que haviam caminhado com João, haviam falado e mesmo comido com ele no deserto, e haviam estado presente na barranca do rio. Agora perguntavam: Porque dizem os mestres que Elias tem que vir primeiro? Tu dizes que vai à crucificação e logo ressuscitarás e que és o Messias e tomarás o trono, agora porque dizem os escribas e também as Escrituras claramente dizem que antes que viesse o Cristo, viria primeiramente  Elias?.

         172-Ele lhes respondeu: Ele já tem vindo e não o conhecestes.

         173-Agora, quem eram os que perguntavam isto? Os discípulos. Agora isto doerá um pouco; não é minha intenção fazê-lo assim, porém para que vocês o entendam claramente. Podem me ouvir? Notem: Agora aqui estavam estes homens que andaram com Cristo, dizendo: Porque dizem as Escrituras que Elias virá primeiro? Eles foram os próprios convertidos de João e nem sequer o conheceram. Porque dizem as Escrituras e os mestres...? Lhe perguntavam. Vê você? Os próprios discípulos que andaram com ele, perguntavam agora: Porque dizem as Escrituras que Elias tem que vir antes destas coisas e restaurar todas as coisas? Agora, ele fez isso como que para seis indivíduos e chegou até ali. Eles foram todos os que deviam recebê-lo, todos os que estavam ordenados para recebê-lo.

         174-Jesus disse: Ele já veio e não o conheceram; porém ele fez tudo o que as Escrituras diziam que ele devia fazer. Restaurou aqueles ( vocês que me tem recebido e crido ), ele fez exatamente como disseram as Escrituras que ele faria, e as pessoas também fizeram com ele o que as Escrituras disseram. Ele já veio e não o conheceram.

         175-Agora, estão prontos? Quero sacudi-los um pouquinho. O rapto sucederá da mesma maneira. Será tão simples, sem dúvida, será mui semelhante; pois um dia destes o rapto sucederá e ninguém saberá nada disso. Não se vão todavia. Esperem um momento, já vamos terminar. O rapto sucederá numa maneira tão singela que os juízos começarão a cair, e então verão ao Filho do homem e dirão: Nós devíamos ter isto e aquilo; não devia haver um Elias enviado a nós; e não devia haver um rapto?       

         176-Jesus dirá: Já sucedeu e não o soubestes. Deus na simplicidade.

         177-Agora, durante esta semana vamos entrar nuns ensinamentos mui profundos. Haverá tão pouquinha gente subindo na Noiva, no rapto, não haverá... Agora vê você como os mestres o tem calculado? Tem quadros feitos onde sobem dez milhões de pessoas, por este lado todos Metodistas, se é um pregador Metodista. Se é Pentecostal, todos os que sobem são Pentecostais. Isso é tão longe da verdade! Talvez haverá um saindo de Jeffersonville, alguém que de repente desapareceu. Dirão: Pois a gente nunca sabe... Os demais não o saberão. Um sairá de Geórgia ( um Estado dos Estados Unidos ). Um sairá da África; e digamos que haverá 500 pessoas vivas que subirá na translação. Agora isso não é a igreja, mas a Noiva. Não é a igreja senão a Noiva. A igreja subirá por milhares, porém isso é na próxima ressurreição. Eles não viverão até que sejam cumpridos os mil anos. ( Apocalipse 20:5 ). Porém isto é a Noiva. Se 500 pessoas desaparecerem da terra neste mesmo momento, o mundo nem o saberia. Jesus disse que haveria dois numa cama, Tomarei um e deixarei outro, isso é de noite. Haverá dois no campo, tomarei um e deixarei outro, isso é ao outro lado da terra. E como foi nos dias de Noé, assim mesmo será nos dias da vinda do Filho do homem.

         178-Pense bem: Tudo seguirá seu curso tranqüilamente. Uma mensagem um tanto fanática passará pela cidade e logo depois alguém dirá: Aquele ministro que passou por aqui, nunca tem regressado. Se foi de caçada e nunca voltou. E este outro tipo se foi por ali. E sabe você? Eu creio que aquela jovenzinha a levaram por ali, provavelmente a ultrajaram e logo a jogaram ao rio. Talvez apenas um de cada cem milhões se dará conta do que está sucedendo. Alguém que a conheceu dirá: A jovem desapareceu, não posso entender isso, ela nunca se ia dessa maneira.

         179-Quando dizem que as tumbas se abrirão, como vão se abrir as tumbas quando...? Não tenho tempo para entrar hoje no que queria explicar para mostrar a simplicidade de Deus. Todos os elementos químicos dos quais é composto este corpo, quando se vêem só são apenas uma colherinha, e depois disso, tudo regressa a espírito e vida. Deus somente fala e o rapto sucede. Ele não manda os anjos com pás a tirar os cadáveres feios das tumbas. Que sucederá? Isso mesmo no princípio nasceu em pecado; porém virá um novo, feito à Sua semelhança; Se temos este corpo , morreremos de novo. Ninguém dirá; As tumbas se abrirão, os mortos sairão. Agora isso pode ser correto, porém não se abrirão como você o pensa. Correto. Não será dessa maneira. Será um segredo porque disse que viria como ladrão de noite.

180-Então virão os  juízos, o pecado, as pragas, a enfermidade e tudo o demais. As pessoas pedirão que a morte os livre do juízo. Dirão: Senhor, porque está este juízo sobre nós e Tu disseste que haveria primeiro um rapto?       181-Ele responderá: Já veio o rapto e não o souberam. Deus escondendo-se na simplicidade. Oh, que  coisa!

182- Agora por que será que os crentes não crêem nos sinais singelos de Sua vinda? Estão esperando todas estas coisas prometidas nas Escrituras: O sol se porá ao meio dia e haverá toda classes de fenômeno. Oh, se unicamente tivéssemos tempo; eu tenho todas as anotações aqui para mostrar exatamente o que são todas estas coisas. Entraremos nisso na abertura destes selos esta semana. Ali está, onde já sucedeu e nem o souberam. Veremos se é assim ou não. Se o Anjo do Senhor nos abre estes Selos; recorde está selado com os sete trovões misteriosos.

183-Agora, porque será que agente não pode crer na singeleza de uma gente tão humilde e na voz dos sinais de Deus? Porque não podem crer? É o que sempre tem sucedido quando a verdadeira Palavra de Deus tem sido manifesta. Eles estão demasiadamente educados e sábios para crer na forma singela da Palavra escrita. Querem pôr sua própria interpretação: Não quer dizer isto, nem quer dizer aquilo. Porém sim, quer dizer isso.

184-Escute bem: mesmo as visões que Deus nos dá aqui, são tão mal entendidas. Por isso você me ouve dizer nas fitas:digam o que dizem as  fitas.  Digam o que dizem as  visões. Agora se você está bem apercebido, verá algo. Oxalá não tenha que levantar a mão para mostrar-lhes. Vêem? Aqui está. Estamos no fim. Sim senhor. A educação e a sabedoria humana não o compreendem, porém as visões singelas, quando são reveladas nessa simplicidade, lhes passa por cima da cabeça.

         185-Por causa daquela visão que vi e lhes contei de como iria ali de caçada, isso foi tropeço para muitos. Sem dúvida, Deus me enviou ali com o propósito de mandar-me para cá, logo o interpretou. Me mostrou a partida de minha mãe e as outras coisas; e veio e nos disse estas coisas de antemão e logo sucedeu exatamente como Ele disse que seria. Vêem?

         186-Agora, João saiu ali e confessou dizendo: Eu não sou o Messias, mas sou a voz do que clama no deserto. Logo aqueles mesmos discípulos perguntaram: Porque dizem os escribas e as Escrituras que Elias primeiro tem que vir?. Oh, a simplicidade de Deus passa por cima da cabeça das pessoas.

         187-Com isto já vamos terminar com a ajuda de Deus. Vejamos isto em detalhes. Me dá pena reter-lhes por tanto tempo, porém numas quantas horas voltaremos outra vez. Notem: Estudamos uma singela gota de tinta. Tudo tem um propósito; vocês se congregam aqui esta manhã com um propósito. Irmão Charlie, eu ceei em sua casa; irmã Nelie, você me fez comida com um propósito. Tudo é com um fim. Esta igreja foi edificada com um propósito. Não há nada sem propósito ou causa.

         188-Agora com a gotinha de tinta. Que é? Uma gotinha de tinta. De onde veio? Bem, agora digamos que é tinta negra; essa tinta tem um propósito. Pode servir para assinar meu perdão para sair de uma pena, para livrar-me do destino à morte. Correto? Pode escrever João 3:16 para salvar minha alma, por meio de crer. Correto? Porém também pode assinar a ordem de minha execução; pode me condenar ante o trono do juízo. De todos os modos tem um propósito. Correto?

         189-Vejamos a gotinha para vermos de onde veio. É uma gotinha de tinta e é um acúmulo de elementos químicos que formam esta tinta negra. Se você a deixa cair sobre a roupa, a manchará. Porém também temos fabricado algo chamado cloro, vocês as irmãs o usam para branquear a roupa. Se eu tomo essa gotinha de tinta e a lanço numa vasilha de cloro, que sucederá com a gota de tinta? O cloro tem sido inventado e fabricado como um produto químico que pode destruir a cor da tinta tão rápido que você não a pode encontrar. Agora uma parte do cloro é água, a água é (H2O) hidrogênio e oxigênio, ambos são explosivos perigosos; porém o hidrogênio e o oxigênio em realidade não são mais que cinza. São isso, cinza química. Agora, se os junta tem a água, se os separa tem o hidrogênio e oxigênio, logo se pode continuar a divisão. Agora eu não posso fazer isto, se há algum químico assentado aqui hoje, e quero dizer isto porque sei que alguns químicos ouvirão depois: Eu não conheço as fórmulas, porém o tratarei de explicar em minha maneira humilde e singela, confiando que Deus se revelará nela.

         190-Agora notem, eu posso lançar essa gotinha de tinta numa vasilha de cloro, e que sucede? Imediatamente desaparece a cor negra; você não poderia encontrar de novo de nenhuma maneira, porque não está. Você jamais a voltará ver. Que sucedeu? Você não vê nenhum resultado. Porque? Porque se tem desfeito. Agora, a ciência dirá que se tem voltado a seus ácidos originais. De onde pois vem os ácidos? Você pode responder que vem de certas coisas, por exemplo, dos gases, os quais formaram os ácidos. Bem, de onde vem os gases? Poderíamos dizer que são feitos de moléculas. De onde vem as moléculas? De átomos. De onde vem  os átomos? Dos elétrons. De onde vem estes? Da luz cósmica. Vê você? Agora já estamos mais em detalhe que qualquer químico. Então, se é uma substância e uma criação, tem pois que vir de um Criador. Você não está assentado aqui por casualidade. Não lhes estou tomando o tempo até as doze e meia ou uma da tarde por casualidade. Os passos do homem justo são ordenados pelo Senhor. Vê você? Há uma razão atrás destas coisas. Há razão para que você creia e para que não creia; como sucede com a tinta. Agora vejamos ainda mais detalhes.             

         191-Agora chegando até as moléculas, logo tomamos molécula número um por molécula número nove, por molécula número doze. Se fossem onze moléculas nos haveria dado a cor vermelha, porém tiveram que ser doze  para dar o negro. Logo tomando em termos de átomos, poderíamos dizer átomo noventa e seis por átomo mil e seiscentos positivo, o qual nos dá o átomo mil seiscentos e onze; se fossem mil seiscentos e doze, poderia ser a cor púrpura. Vê você? E isto continua se dividindo e mostra que houve algo ali no princípio. Isso apenas é o arrazoamento comum. Foi uma criação e teve que ter criador e saiu de um Criador. Tudo foi determinado e colocado nestas diferentes coisas. Agora a ciência não pode tomar átomo B-16 por doze, por quatorze, etc. e sair com um resultado para logo fazer isto. Deus teve que fazer isso. Logo quando chega aos termos de átomos a ciência o pode começar a entender; quando chega a moléculas o podem ver melhor e dali as substâncias químicas e até onde os podem misturar.

         192-Agora, o homem antes de haver pecado ( já em conclusão, por favor não deixem passar  isto ). Quando o homem pecou se separou de Deus e ali cruzou o grande abismo colocando-se com a morte deste lado; veio e não havia maneira de regressar. Exatamente. Não havia maneira de regressar. Porém quando isto sucedeu, Deus então aceitou um substituto, um cordeiro, das cabras ou ovelhas ou algo parecido - de sangue,  do qual falou Abel do outro lado do abismo. Daquele lado ele é um filho de Deus, um descendente de Deus, um co-herdeiro da terra; podia nesta capacidade até controlar a natureza, podia fazer algo e isto vir a existência, pois era um Criador por que era prole de Deus. Porém quando cruzou o abismo, então lançou a perder seu estado de filho, é agora um pecador por natureza, está sob as mãos e domínio de Satanás. Logo Deus tomou um sacrifício, a química do sangue; porém o sangue de bodes e de bezerros não apagou o pecado, unicamente o cobriu. Se eu tenho uma mancha vermelha na mão e a cubro com um pano branco, a mancha todavia está, sim. Porém Deus enviou do Céu um Cloro para o pecado por meio do sangue de Seu próprio Filho. E quando nossos pecados confessados são lançados ao cloro de Deus, trate você de encontrá-los. A cor do pecado regressa através dos mediadores e através do tempo até chegar ao próprio acusador, Satanás, e ali permanece até o dia do juízo.

         193-E que sucede com o filho? Ele chega de novo a um companheirismo com o Pai, de pé com Ele do outro lado do abismo sem nenhuma recordação do pecado contra si, a mancha de maneira nenhuma se encontrará no cloro. Ele então está livre, Aleluia! É como a tinta, jamais pode voltar a ser tinta, porque tem sido desfeita e regressa a sua origem; quando o pecado confessado tem sido confessado e... Quando um homem ou uma mulher tem sido posto e tirado do sangue de Jesus Cristo, isso arrasta todos os sintomas do pecado, e as moléculas regressam ao diabo e ali permanecem sobre ele até o dia do juízo quando será lançado ao lago de fogo como seu destino eterno; então o abismo é cerrado e jamais será lembrado; o homem então se encontra justificado como filho de Deus: a simplicidade.

         194-Moisés, com sua confissão na Palavra de Deus sob o sangue de cabritos e bezerros; Deus podia tomar este homem tão singelo e por Suas Palavras em sua boca; e ele provou que era o servo de Jeová porque podia sair e Jeová lhe falava por visões. Moisés se apresentava, estendia suas mãos para o leste, e recorde que Deus lhe havia falado e isto era o pensamento de Deus. Deus usa ao homem, Deus lhe havia falado, é correto. Lhe disse: Vá, estenda esta vara que tens na mão para o oriente, e diga: Moscas. Moisés sob o sangue daquele cordeiro saiu dali e tomou a sua vara e levantando-a para o oriente disse: ASSIM DIZ O SENHOR, hajam moscas. Não se ouviu nenhuma só mosca. Ele regressou: Já tem sido dito. Foi um pensamento, agora tem sido falado, tem sido expresso. Era a Palavra de Deus que havia saído dos lábios humanos de um homem singelo sob o sangue de bodes. Então alguém notou que uma mosca voava por ali. De repente já haviam cinco quilos de moscas por metro quadrado.

         195-Que sucedeu? A Palavra de Deus falada através de Moisés, o criador, porque estando sob o sangue, ele estava de pé na presença de Deus e suas palavras não foram suas próprias palavras: Se estiverem em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo que quiserdes e vos será feito.  

                                                                    João 15:17 

         196-Onde está a igreja hoje em dia? Moisés logo disse: Hajam rãs. Não havia uma só rã em todo país, porém depois de uma hora em alguns lugares havia uma acumulação de três metros de rãs. Que sucedeu? Deus o Criador escondendo-se num homem singelo. Agora quero fazer-lhes uma pergunta: Se o sangue de um bode ou bezerro foi usado como cloro, o qual unicamente podia cobrir, porém podia colocar a um homem na posição para falar a Palavra criadora de Deus para trazer moscas, etc., à existência, por que tropeçam com o cloro do sangue de Jesus Cristo que pode falar e trazer à existência um esquilo ou outra coisa? NÂO O FAÇAM! NÃO TROPECEM COM A SIMPLICIDADE! Creia que ainda permanece Deus.

         197-Oh irmão, o perdão do pecado, como gostaria de ter tempo. Logo em Marcos: Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que será feito o que diz, o que disser será feito. Por isso vos digo que tudo que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.  Marcos 11:23-24.

         198-Deus escondendo-se na simplicidade. Não o vê você? Há algo em erro em alguma parte; há algo errado. Quando Deus diz algo, Ele não pode mentir; Ele fez a promessa. Vê você? Ele se esconde na simplicidade. É tão singelo que os elementos educados dizem: Oh, isso é telepatia mental ou outra coisa.

199-Deus pode atravessar todas as eras do tempo e dizer a alguém exatamente o que sucedeu ali na outra era; lhe pode dizer exatamente o que é e o que será no porvir. Isso é pelo cloro de Jesus Cristo,  Quem pode tomar um pecador e branqueá-lo até que possa apresentar-se na presença de Deus e se estiverdes em Mim e  minhas palavras estiverdes em vós, então podeis pedir  o que quiserdes e vos será feito. Todo aquele que em verdade crê em mim, as obras que eu faço ele também as fará. Como me podeis condenar? Não diz vossa própria lei que aqueles a quem veio à  Palavra, os profetas, foram chamados deuses? então como me podeis condenar quando digo que sou o Filho de Deus? Eles não o puderam ver, lhes passou por alto.

200-Agora para esta igreja, nas mensagens que vem de hoje em diante, não falhem em vê-lo. Reconheçam o dia em que estamos vivendo. Recordem: o sangue de Jesus Cristo põe o pecado tão longe de você que nem se encontra na memória de Deus. O sangue tira a mancha. O hino diz: O pecado havia deixado uma mancha carmesim, mas Ele a lavou deixando-nos brancos como a neve. Quando eu esteja ante Seu trono completo... Oh, como posso eu estar completo? Por causa do sangue que está entre Deus e eu. Eu o aceitei e Ela o colocou... Eu sou um pecador, porém Ele é Deus. A química está entre Deus e eu para aniquilar o pecado, então Deus me vê tão branco quanto a água no cloro. O pecado não está, nem pode alcançar-me porque ali está o sacrifício. Onde pois está  nossa fé para crer na simples Palavra de Deus? O que Deus diz, assim aceite-o você. Deus agora está se escondendo na simplicidade de um grupinho humilde, porém algum dia breve se manifestará, oh irmão, como sempre tem feito nas eras passadas. O amam?

                            Eu O amo, eu O amo

                            Porque Ele primeiro me amou,          

                            E comprou-me a salvação,

                            No madeiro, no calvário 

201- O amam? Não é maravilhoso? Oxalá que a mensagem produza o que deveria produzir, não que o traga você a um lugar onde esteja buscando coisas bonitas com flores ou onde ver a Deus em grandezas. Observem a humildade da coisa e então verão a Deus.

202-Quando Elias estava na caverna, lhe apareceu fumaça sangue e trovões, relâmpagos, vê você todas essas coisa sensações que temos visto: o sangue na frente, nas mãos e demais sensações? Estas coisas não moveram ao profeta, ele ficou quieto, porém logo ouviu um som aprazível. Que foi? A Palavra. Então, cobriu o rosto e saiu. Foi isso.

203-Recorde amigo, não ande buscando as coisas grandes. Você diz: Pois Deus fala de grandes coisas. Virá o tempo quando haverá isto e aquilo, coisas grandes. Oxalá estejam captando o que lhes estou dizendo! Você pode estar esperando algo tão grande e quando em verdade suceder será tão singelo que você nem o verá. Logo você dirá: Isso nunca sucedeu... Passou por cima e você não o viu. Vê você? É tão singelo. Deus mora na simplicidade para então manifestar-se em grandeza. Que o faz tão grande? O fato de que  pode se simplificar. Um homem grande não pode se simplificar; ele tem que ser um dignitário, porém o que sucede é que todavia não é suficientemente grande. Quando chegar ao suficientemente grande, então é reduzido assim e se pode humilhar. Como disse aquele santo em Chicago quando aquele homem tão educado saiu derrotado com a cabeça inclinada e em verdade estava abatido. O outro disse: Se houvesse subido como desceu, então haveria descido como subiu. Correto. Tem que se humilhar; sejam humildes. Não tratem de ser estranhos. Unicamente amem a Jesus Cristo. Diga: Senhor, se há engano em meu coração, se há malícia, Pai, eu não quero ser assim. Tira-o, eu não quero ser assim; quero ser contado entre os santos naquele dia, Senhor, e vejo que se aproxima o dia. Você vê que Deus agora nos abrirá os Selos e recorde, somente Ele os pode abrir. Estamos confiando n’Ele . Deus lhes abençoe.